"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso sobre Gestão de Resíduos Sólidos e PNRS - Certificação pela Universidade de Brasília - UnB

Crédito imagem:  FreeDigitalPhotos.net
1.Apresentação:
As questões ambientais ocupam hoje um patamar elevado na consciência da população brasileira e consequentemente de seus representantes políticos, no executivo e legislativo, se materializando nas recentes legislações, com destaque para a Política Nacional de Resíduos Sólidos –PNRS, (Lei n° 12.305/10). Tendo em vista estas mudanças e novas demandas, este curso tem como objetivo fornecer informações para a gestão dos resíduos (intra e extra-institucional); legislações existentes; gestão da coleta, tratamento, transporte e destinação final de resíduos e; elaboração de planos de gerenciamento de resíduos sólidos.

2.Conteúdo:
- Conceito e características de resíduos sólidos;
- Atividades de gerenciamento dos resíduos;
- Normas ABNT aplicáveis; caracterização, classificação, tipos e periculosidade dos resíduos sólidos;
- Determinação das taxas de geração;
- Acidentes com resíduos perigosos;
- Legislações sobre resíduos sólidos, incluindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS);
- Gestão intra e extra-institucional dos resíduos: segregação, acondicionamento, rotulagem, coleta, armazenamento temporário, transporte;
- Principais tratamentos e disposição final (Reciclagem, Reutilização e Recuperação);
- Estação de condicionamento dos Resíduos;
-Avaliação econômica de projetos de gestão de resíduos;
- Elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos;
- Construção de indicadores de desempenho;
- Elaboração de projetos para captação de recursos;
- Estudo de casos de gestão de resíduos sólidos industriais.

3.Metodologia
Aulas expositivas, estudos de caso, exercícios de fixação.

4.Público
Profissionais, Consultores, Gestores, Técnicos e Estudantes com interesse na área de gestão de resíduos.

5.Material
O curso fornecerá a apostila contemplando todo o conteúdo em meio digital.

6. Carga horária:
Pacotes de 16, 20 ou 40 horas/aula - A combinar

7.Investimento:
Sob consulta.
8.Agenda:
Restrições de data  23/09 a 26/09; 06/10 a 17/10 e 15/12 a 10/01
É desejável que os cursos ocorram nas sextas-feiras e sábados.

9. Certificação
A certificação será concedida pela UnB – Universidade de Brasília após o término do curso e respeitada a frequência de no mínimo 75%.

10.Realização
O curso pode ser contratado in company, cujo horário, local e data é agendado com a empresa interessada.
Também recebe inscrições para a realização na UnB - Universidade de Brasília, dependendo do fechamento da turma,  com um número mínimo de 20 alunos.

11. Instrutores:
Patricia Guarnieri
Professora na Universidade de Brasilia (UnB). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012. Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão Industrial, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2006. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel e Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio-Econômicas, 2002 e, Especialista em Docência no Ensino Superior pela União Panamericana de Ensino, 2005. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2000. Atua nas seguintes áreas: Logística de Suprimentos e Logística Reversa, Gestão de parcerias e relacionamentos colaborativos no SCM, Contabilidade Ambiental, Análise Financeira de Empresas e Análise de decisão. É autora do livro Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais, capítulos em livros nacionais e internacionais.
André Luiz Marques Serrano
Formado em Matematica pela Universidade de Brasilia - UnB (1999), André Luiz Marques Serrano obteve seu título de Mestrado em Economia pela Universidade de Brasilia - UnB (2008), finalizando o doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasilia UnB (2012). E profissionalmente é professor Assistente de Metodos Quantitativos, Finanças e Economia do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade - FACE, fazendo parte do quadro permanente da Universidade de Brasilia - UnB. Atua nas áreas de: Avaliação ambiental e estratégica, elaboração de projetos para captação de recursos, análise de viabilidade econômica de projetos ambientais, Gestão de resíduos sóidos e PNRS. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.
José Carneiro da Cunha Oliveira  Neto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (2004), mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2007) e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Economia,  atuando principalmente nos seguintes temas: capm, múltiplos, fluxo de caixa descontado, finanças e fronteira, gestão de projetos ambientais, análise de viabilidade econômica de projetos ambientais, Gestão de resíduos sólidos e PNRS. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser obtidas via e-mail: patguarnieri@gmail.com

Obs: Este curso é parte integrante do Projeto de Extensão do Departamento de Administração da Universidade de Brasília -  UnB que trata da Gestão de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e PNRS.



Um comentário:

  1. A Logística Reversa tinha que ser uma política de estado. A Política Nacional já é um avanço.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br