"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Curso sobre Logística Reversa e Política Nacional de Resíduos Sólidos - Certificação pela Universidade de Brasília (UnB)

Crédito imagem:  FreeDigitalPhotos.net 
1.Apresentação:
A logística reversa tornou-se um assunto relevante devido a diversos fatores: a redução do ciclo de vida mercadológico dos produtos, o surgimento de novas tecnologias e de novos materiais em suas constituições, sua obsolescência precoce, a ânsia dos consumidores por novos lançamentos e os altos custos de reparos dos bens diante de seu preço de mercado. Sua importância está ligada aos retornos econômico, ambiental, legal, logístico e competitivo que proporciona.  Além disso, a  Lei 12.305/10 recentemente sancionada, que trata da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, estabelece a responsabilidade compartilhada entre os atores envolvidos na geração de resíduos sólidos, além da implementação de processos de logística reversa. Desta forma, torna-se necessário a capacitação de pessoas  para atuar nessa área, bem como da identificação de ferramentas que propiciem uma gestão adequada da logística reversa.

2.Conteúdo programático:
- Surgimento e Cenário atual da Logística Reversa;
- Objetivos estratégicos de implantação da Logística Reversa;
- Vantagens e desafios da Logística Reversa;
- Diferenças entre  os ciclos logísticos direto e reverso;
-Sub-áreas da logística reversa e canais de distribuição reversos;
- Tomada de Decisão na implementação de programas de logística reversa;
-Análise de viabilidade econômica de projetos de logística reversa;
-Aspectos financeiros e econômicos da logística reversa;
-Ganhos e custos com a implantação de programas de Logística Reversa;
-Mensuração dos valores movimentados pela Logística Reversa;
- Exemplos de casos nacionais e internacionais
- Sistema de informações ao longo das cadeias reversas
- Decisões de transportes na logística reversa;
- Decisões de armazenagem na logística reversa;
-Aspectos e impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos;
-Legislações envolvendo a Logística Reversa;
-Parcerias e responsabilidade compartilhada;
- Seleção dos parceiros para projetos de logística reversa;
-  Elaboração de projetos para captação de recursos;
- Casos empresariais.

3.Metodologia
Aulas expositivas, estudos de caso, exercícios de fixação.

4.Público
Profissionais, Consultores, Gestores, Técnicos e Estudantes com interesse na área de gestão de resíduos e logística reversa.

5.Material
O curso fornecerá a apostila contemplando todo o conteúdo em meio digital.

6. Carga horária:
Pacotes de 16, 20 ou 40 horas/aula - A combinar.

7.Investimento:
Sob Consulta

8.Agenda:
Restrições de data: 23/09 a 26/09, 06/10 a 17/10 e 15/12 a 10/01
É desejável que os cursos ocorram nas sextas-feiras e sábados.

9. Certificação
A certificação será concedida pela UnB – Universidade de Brasília após o término do curso e respeitada a frequência de no mínimo 75%.

10.Realização do curso
O curso pode ser contratado in company, cujo horário, local e data é agendado com a empresa interessada.
Também recebe inscrições para a realização na UnB - Universidade de Brasília, dependendo do fechamento da turma,  com um número mínimo de 20 alunos.

11. Instrutores:
Patricia Guarnieri
Professora na Universidade de Brasilia (UnB). Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 2012. Mestre em Engenharia da Produção, com ênfase em Gestão Industrial, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2006. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Cascavel e Instituto Brasileiro de Pesquisas Sócio-Econômicas, 2002 e, Especialista em Docência no Ensino Superior pela União Panamericana de Ensino, 2005. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2000. Atua nas seguintes áreas: Logística de Suprimentos e Logística Reversa, Gestão de parcerias e relacionamentos colaborativos no SCM, Contabilidade Ambiental, Análise Financeira de Empresas e Análise de decisão. É autora do livro Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais, capítulos em livros nacionais e internacionais.
André Luiz Marques Serrano
Formado em Matematica pela Universidade de Brasilia - UnB (1999), André Luiz Marques Serrano obteve seu título de Mestrado em Economia pela Universidade de Brasilia - UnB (2008), finalizando o doutorado em Economia pelo Departamento de Economia da Universidade de Brasilia UnB (2012). E profissionalmente é professor Assistente de Metodos Quantitativos, Finanças e Economia do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade - FACE, fazendo parte do quadro permanente da Universidade de Brasilia - UnB. Atua nas áreas de: Avaliação ambiental e estratégica, elaboração de projetos para captação de recursos, análise de viabilidade econômica de projetos ambientais, Gestão de resíduos sóidos e PNRS. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.
José Carneiro da Cunha Oliveira  Neto
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Brasília (2004), mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2007) e doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: capm, múltiplos, fluxo de caixa descontado, finanças e fronteira, gestão de projetos ambientais, análise de viabilidade econômica de projetos ambientais, Gestão de resíduos sólidos e PNRS. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Mais informações podem ser obtidas via e-mail: patguarnieri@gmail.com

Obs: Este curso é parte integrante do Projeto de Extensão do Departamento de Administração da Universidade de Brasília -  UnB que trata da da Gestão de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e PNRS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br