"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Diferença entre Logística Reversa e Logística Verde

Hoje recebi um e-mail de uma pessoa e achei a pergunta interessante, então resolvi postar aqui no blog, pois esta pode ser a dúvida de muitos.

- Qual a diferença entre Logística Reversa e Logística Verde?

Deixe eu explicar primeiramente a logística direta, é responsável pela administração de produtos, serviços e informações desde o fornecedor até o cliente final, possibilitando que o cliente receba o produto certo, na hora certa, na quantidade certa e com o menor custo possível. Desta forma as empresas conseguem obter uma vantagem competitiva frente a seus concorrentes, atendendo bem o cliente e evitando custos desnecessários. Hoje em dia, ela não é mais uma opção, é simplesmente "essencial".
No entanto devemos considerar que, depois que o consumidor final usa o produto, gera resíduos de pós-consumo (no final de sua vida util, ex: embalagens, eletrodomésticos obsoletos/estragados, carros que não tem mais valor de mercado, resíduos industriais,etc) e resíduos de pós-venda (produtos que tiveram pouco ou nenhum uso, por problemas comerciais, devoluções, garantias, obsolescência, etc), então eu pergunto:
O que fazer com estes resíduos??? simplesmente jogar em um aterro ou em lixões, descartando no meio ambiente de forma incorreta??
Definitivamente não!!
Quem descarta lixo de forma irresponsável no meio ambiente pode ser multado e até preso por estar incorrendo em crime ambiental, de acordo com a legislação específica (LEI 9.605/1998 e Projeto de lei dos Resíduos Sólidos - em tramitação).
Além disso, as empresas que descartam seus resíduos? São também multadas e além disso prejudicam sua imagem corporativa, pois devido a uma crescente consciência ecológica dos consumidores, empresa que causa impacto negativo ao meio ambiente, não é uma boa fornecedora de bens e serviços, sendo assim essas empresas perdem uma boa parcela de mercado.
Então, aí entra o papel da Logística Reversa, é ela que operacionaliza o retorno dos resíduos de pós-consumo e pós-venda ao ambiente produtivo e/ou de negócios, agregando valor ambiental, logístico, financeiro e legal às empresas que a adotam. As formas de operacionalizar o retorno dos resíduos depende da viabilidade econômica e do objetivo/foco da empresa, os resíduos podem ser vendidos para o mercado secundário, reciclados, reutilizados, incinerados para gerar energia, descartados em aterros corretos, desmontados e vendidos em partes, etc.
Já a Logística Verde tem um conceito um pouco diferente da Logística Reversa, apesar de muitos confundirem seus conceitos. Enquanto a Logística Reversa trata dos residuos após terem sido gerados a Logística Verde tem como objetivo principal objetivo atender aos princípios de sustentabilidade ambiental como o da produção limpa, onde a responsabilidade é do "berço à cova" ou seja, quem produz deve responsabilizar-se também pelo destino final dos produtos gerados, de forma a reduzir o impacto ambiental que eles causam. A produção limpa prevê que sejam gerados menos resíduos ao final do processo produtivo, ou seja, há um planejamento anterior à produção para que hajam menos refugos e rejeitos e além disso, procura implementar a utilização de materiais nos processos produtivos que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente e mais fácil de se reciclar e se decompor no meio ambiente. Além disso, a Logística Verde ainda deve prever como receber de volta os resíduos gerados pelo cliente, pois como disse acima a responsabilidade é do "berço à cova", um exemplo seriam as embalagens de agrotóxicos, que são recolhidas à indústria para depois serem recicladas (este é um processo bem estruturado).
Portanto a logística reversa é uma parte da logística verde.
Ambas necessitam, mais do que processos gerenciais, um processo de conscientização do consumidor, veja por exemplo, a propaganda veiculada sobre a tríplice lavagem das embalagens de agrotóxicos.
Então, veja que há uma diferença entre as duas, é importante se ressaltar esses aspectos, pois muitos ainda confundem os conceitos.
E agora ainda mais, pois as empresas deverão de adequar a estes conceitos, ou muitas estarão fora do mercado.

Espero ter esclarecido estas dúvidas.

Abraços,

29 comentários:

  1. Patrícia, mais uma vez, parabéns pelos esclarecimentos! Achei muito claro e objetivo.
    Abraços!

    Francisco Namiuchi

    ResponderExcluir
  2. Oi Francisco!

    Obrigada pelo seu comentário!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Até minutos atrás pelo pouco que li achavam que se tratava da mesma coisa!

    Otimo esclarecimento,

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Patrícia,
    obrigada por esclarecer minha dúvida.
    Você foi extremamente clara.
    Obrigada por me responder e pelo material, foi ótimo.

    ResponderExcluir
  5. Olá Sarah, tudo bem?
    Se tiver mais dúvidas, poste aqui no blog, estou à disposição.
    Abraços e sucesso em suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Patrícia!
    Estou iniciando a matéria de pré projeto (TCC) e gostaria muito de fazer na área de logística no que tange a armazenamento de materiais, só que estou com uma dificuldade tremenda em criar uma hipótese. Se não for pedir muito e você ou qualquer outra pessoa do blog que quiser e puder me auxiliar, me dando sugestões, ficaria muito grata.
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo o comentário acima.
    Na área de logística no que tange a logística reversa e verde.
    Foi mal gente.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sarah,
    Primeiramente, você deve ler os materiais sobre armazenagem, para que consiga encontrar sua problemática. Este é o primeiro passo, depois de encontrá-la, você poderá elaborar a hipótese, que não é nada mais que a resposta ao seu problema de pesquisa que você espera encontrar na pesquisa de campo, porém, a hipótese não pode surgir simplesmente da sua cabeça, ela deve estar embasada na literatura. Ou seja, é algo que os autores afirmam existir ou dão indícios de que exista.
    Eu tenho um artigo publicado sobre armazenagem e logística reversa, enviarei no seu e-mail, para que você leia e quem sabe encontre alguma lacuna. Fora isto, pesquise nos sites que indico na postagem de ontem (29/04/2010) intitulada "Temas de logística reversa para trabalhos II", nestes sites que são confiáveis, você encontrará muitos materiais sobre armazenagem, incluindo LR ou não.
    É necessário que leia bastante para amadurecer o problema e elaborar a hipótese, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  9. Olá Sarah,
    Por um pequeno atraso na atualização dos comentários no blog, vi somente agora sua correção. Mas... os comentários também servem à logística reversa e verde. Tentem pesquisar artigos sobre o tema, nos sites que indiquei. Poderá assim, amadurecer sua idéia. Uma empresa, que seria excelente de pesquisar e que utiliza a logística verde é a Natura Cosméticos. Dê uma olhada no site da empresa.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  10. Nossa adorei sua explicaçao,direto e objetivo!!parabéns!!!bjo

    ResponderExcluir
  11. Olá patricia, primeiramente parabens pelo blog, estou cursando o II módolu de Logistica e sempre passo por aqui pra ver as novidades... depois de ler seu artigo sobre logistica verde resolvi fazer meu TCC sobre o tema, porém existe pouca informação sobre o assunto, por isso resolvi pedir uma luz! se tiver material por favor me envie por email. Agradeço desde já e novamente parabéns.

    thaisbdem.ferreira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Thais, tudo bem?
    Obrigada!
    Enviei alguns materiais no seu e-mail sobre logística reversa, mas sobre logística verde realmente não há muitos materiais. Encontrei um livro:http://www.relativa.com.br/livros_template.asp?codigo_produto=109299#200
    Dê uma olhadinha.
    Você pode trabalhar estabelecendo as diferenças e similaridades entre elas.
    Abraços e se tiver mais dúvidas poste no blog, ok?

    ResponderExcluir
  13. Muito Obrigada pela atenção e pelos materiais enviados, vou lê-los com cuidado, qualquer coisa apareço por aqui... Muito Obrigada MESMO e novamente parabéns pelo Blog. Thais.

    ResponderExcluir
  14. Angélica de Souza4 de março de 2011 10:04

    Olá Patrícia,adorei seu bog!Estou fazendo minha monografia,quero falar de logistica verde e o lixo informático,mas estou meio perdida no que focar também não encontro muito material, faço curso tecnológico de Informática para a Gestão de Negócios-FATEC/Mococa-SP,gostaria de umas dicas suas.
    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  15. Olá Angélica,

    Obrigada! Você deve querer materiais sobre lixo eletrônico não é? Preciso do seu e-mail para enviar, ok?
    Abraços,

    ResponderExcluir
  16. Olá Patrícia. Eu estou terminando meu TCC, apresento amanha, dia 16. Estou aqui pra dizer que o seu blog foi muito útil, pois estou falando sobre iniciativas de logística verde na área portuária. Esse artigo foi de grande valia. Faço curso tecnológico de logistica UCB/RJ. Ótimo trabalho.
    Grande abraço.
    (mathias.igor@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  17. Olá Igor,
    Desejo muito sucesso para você na sua apresentação! Fico muito feliz em saber que o blog foi útil. Eu ficaria muito grata, se depois que você finalizasse seu trabalho me enviasse uma cópia para eu ler.
    Obrigada e continue participando do blog conosco!
    Abraços, boa sorte!

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigado Patrícia. Com certeza, enviarei sim, com muita satisfação.

    ResponderExcluir
  19. Leticia da Silveira Rezende29 de julho de 2011 13:37

    Olá Patricia. vou escreve um artigo sobre a implementação da PNRS nos muncípios da Grande Vitória. Para isto vou realizar uma pesquisa de campo. A Região Metropolitana da Grande vitória é composta por 06 municípios.Gostria de contribuição sobre quais perguntas deverão conter o meu formulário, para que eu consiga obter um panorama da implementação da PNRS aqui em Vitória. Abraços Leticia

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Leticia, tudo bem?

    As perguntas que você deve fazer, necessitam estar vinculadas ao teu problema de pesquisa, objetivo geral e específicos, além disso é importante você delimitar qual a população de estudo. Você vai estudar empresas, prefeituras, consumidores, associações, varejistas/distribuidores, etc? Se vai estudar todos, deve ter uma amostra representativa da população para que seu artigo tenha validade. É complicado te afirmar, que você deve fazer esta ou aquela pergunta, isso depende do teu foco. Primeiramente você deve ler artigos e textos sobre a PNRS para encontrar os principais aspectos que devem ser abordados, como por exemplo, quais as obrigatoriedades que a Lei 12.305/10 impõe? o que os atores envolvidos devem fazer? Será que já existe alguma iniciativa? Como irão se adequar? quais as dificuldades para isso? etc, etc. Se quiser eu posso enviar alguns artigos sobre PNRS em seu e-mail, basta me informar, ok? Além disso no meu livro (topo da página) há um capítulo dedicado à PNRS,é o único livro que aborda o tema, provavelmente será útil para sua pesquisa.
    Espero ter auxiliado. Abraços,

    ResponderExcluir
  21. A Logística Verde, Ambiental ou Ecologística é um dos temas que está sendo objeto de pesquisa e verificação juntamente com a Logística Reversa, pois é um novo aspecto da logística que merece aprofundamento, uma vez que significa redução de custo para os atores que compõem a cadeia de suprimentos e as empresas que dão atenção ao e referido tema, de fato, demonstram que possuem compromisso com o meio ambiente. "Responsabilidade ambiental é fundamental nos dias de hoje para uma empresa se manter de forma competitiva no mercado"

    Gostei do Blog, boa iniciativa para difundir e fomentar as discussões em torno das temáticas Logística, Logística Reversa, dentre outras.

    Parabéns,

    Kleydson Feio
    (Professor de Logística e pós-graduando em Logística Reversa)
    http://projetoseconomicos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Bom dia prof. Kleydson,
    Obrigada pelo seu comentário e pela visita!
    Conto com sua participação no blog!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  23. Eu sabia que era diferente porém precisava esclarecer um pouco mais.. obrigada. Kíssilla

    ResponderExcluir
  24. Olá tenho um trabalho para fazer sobre os processos logísticos e meio ambientais, gostaria de saber algumas dica sobre o assunto. Desde já Obrigada!



    Camila

    ResponderExcluir
  25. Olá Patrícia sou seu fã.
    Meu nome é Ivan e estou fazendo meu TCC sobre Logística Reversa, seu livro tem me ajudado bastante, vou apresentar um estudo de caso sobre a remanufatura de motores e câmbios da Mercerdes-Benz,Campinas-SP, sou funcionário da empresa e por isso tenho facilidade de conseguir informações a respeito, mas não sei bem oque pedir para montar um estudo de caso.
    Você poderia me sugere algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia Guarnieri não sei oque acontece que alguns comentários e pedidos de ajuda você responde outros não.
      Por quê?

      Excluir
  26. Bom dia Ivan, tudo bem?
    Agradeço o comentário.
    Com relação ao que perguntará para construir um estudo de caso, dependerá sempre do seu objetivo de pesquisa. Você precisa fazer perguntas que o auxiliem a atingir seu objetivo. Por exemplo, se o objetivo geral é descrever os processos de logística reversa em uma empresa de remanufatura de motores, você poderá primeiro perguntar: Quais são os processos de logística reversa utilizados, quais os principais resíduos gerados no processo produtivo, quais as razões da adoção da logística reversa, quais as dificuldades da realização, quais os benefícios de realizar a logística reversa. Pode mapear todos os processos. Caso queira, me informe seu e-mail,posso lhe enviar uma monografia que orientei para ter uma ideia.
    Abraços e desejo sucesso em sua pesquisa.

    ResponderExcluir