"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Quer saber mais sobre como a logística reversa se relaciona com a fidelização de consumidores de produtos de beleza?

 O setor de produtos de higiene e beleza posiciona o Brasil como quarto maior consumidor mundial, com um faturamento de R$ 102 milhões de reais em 2017 (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos [ABIHPEC], 2018). 


Crédito: Image by simisi1 from Pixabay


Em consequência desse fato, pressões legais e de ambientalistas, emergiram com o intuito de criar meios sustentáveis para a produção de embalagens, coleta seletiva e redução do volume de resíduos (Oliveira & Almeida, 2013).  O descarte de embalagens de produtos é um tema preocupante, devido ao  crescimento da consciência ecológica nos últimos anos e também devido às demandas que surgiram com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. A PNRS determina a obrigatoriedade da logística reversa de embalagens em geral, sendo a responsabilidade compartilhada em toda a cadeia (fabricantes, varejistas, atacadistas, consumidores, entre outros). Nota-se que algumas empresas de produtos de beleza começam a oferecer políticas de devolução de embalagens aos seus clientes, atrelados a benefícios ou não. 

Recentemente, as pesquisadoras da UnB - Universidade de Brasília Thais Testoni, Patricia Guarnieri e Amanda Filippi, analisaram a existência da preferência e fidelização de consumidores de produtos de beleza, por meio da logística reversa de embalagens pós-consumo. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionário adaptado de Moreira & Guarnieri (2016) a uma amostra não probabilística, por acessibilidade, cujo retorno foi de 416 respondentes.

Os resultados demonstraram o pouco conhecimento dos respondentes sobre os conceitos de Logística Reversa e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ao mesmo tempo que não há uma consciência ambiental. Contrapondo-se a este fator, os clientes ainda assim buscam por empresas que se preocupam com a destinação das embalagens utilizadas, bem como empresas que recolhem tais embalagens e realizam ações de suporte para o descarte apropriado. Como fidelização, os respondentes afirmaram buscar por empresas que ofereçam benefícios aos clientes para comprarem novamente, ou seja, aliado à logística reversa verifica-se a necessidade de um benefício financeiro, como descontos ou troca por produtos, por exemplo.

Para acessar o artigo completo gratuitamente CLIQUE AQUI


Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br