"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

Sobre


Patrícia Guarnieri, Brazil

Sou professora e pesquisadora no Curso de graduação em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UnB - Universidade de Brasília.
Doutora em Engenharia de Produção pela UFPE, Mestre em Engenharia da Produção pela UTFPR, Especialista em Gestão Empresarial pela Univel/Inbrape e em Docência no Ensino Superior pela Unipan e Graduada em Ciências Contábeis pela Unioeste.
Já atuei como professora de graduação e pós-graduação, pesquisadora, palestrante e consultora nas áreas de Logística Reversa, Logística de Suprimentos, Colaboração e Parcerias com fornecedores no  Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM), Análise de viabilidade financeira, Contabilidade Ambiental e Análise de Decisões.
Na UnB atualmente ministro as disciplinas  Logística Empresarial, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos Agroindustriais; Tópicos Contemporâneos em Logística de Eventos e Tópicos Contemporâneos em Logística Reversa, além de Estudos e Pesquisas em Administração.
Sou Líder do grupo de pesquisa GEALOGS - Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e SCM e membro dos grupos de pesquisa GOMETA - Grupo de Pesquisa em Operações, Logística e Métodos de Apoio à Decisão e GP2C - Grupo de Pesquisa em Gestão de Pessoas e Clientes 
Sou autora do livro Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental, organizadora do livro Decision Models em Engineering and Management (Springer London) e também de artigos publicados em periódicos e eventos  nacionais e internacionais e capítulos de livros.
Atuo como referee dos eventos: Congresso Nacional de Excelência em Gestão (CNEG), Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP),  Congresso Internacional de Administração (ADM), Encontro Nacional de Pós-graduação e pesquisa em Administração (ENANPAD), Fórum Internacional de Resíduos Sólidos - FIRS, Seminário Interncional de Resíduos de Equipaments Eletroeletrônicos - SIREE, Seminários em Administração - SEMEAD; Simpósio em Engenharia de Produção - SIMPEP; Congreso Ibero-Americano en Investigación Cualitativa - CIAIQ, International Symposium on Qualitative Research.
Faço parte do corpo editorial das revistas: ADMPG - Gestão Estratégica, Revista em Gestão, Inovação e Sustentabilidade - Regis e Revista Apropampa.
Sou referee dos journals:  Journal of Industrial Engineering and Management; International Journal of Sustainable Engineering, Latin American Journal of Sustainable Development, Independent Journal of Management & Production, Journal of Cleaner Production, Journal of Resources, Conservation and Recycling, Journal of Environmental Management, Journal of Sustainable Production and Consumption, Production Journal, Revista em Gestão, Contabilidade & Governança, Revista Gestão & Produção.
Sou criadora e autora do Blog Logística Reversa e Sustentabilidade. 

Para acessar minhas principais publicações CLIQUE AQUI

Currículo Latteshttp://lattes.cnpq.br/7909091619260597

Palestras realizadas:
Inteligência em Compras  (Mesa Redonda) - 4a. Semana Acadêmica de Administração da Universidade de Brasília, Brasília, Outubro de 2016.
-Logística Reversa e Sustentabilidade - 1º Seminário de Logística Reverva do Comando Militar do Planalto, Brasília, Outubro de 2016.
Logística Reversa: Desafios e oportunidades como instrumento da PNRS - 4 FIRS - Fórum Internacional de Resíduos Sólidos, Porto Alegre, Julho, 2013.
Logística Reversa. IPOG - Instituto de Pós-Graduação. Goiania, Março, 2013.
- Workshop Logística Reversa: Operacionalização e Benefícios. SIREE - Seminário Internacional de Resíduos de Equipamentos Eletro-Eletrônicos. Recife, Fevereiro, 2013.
Oficina de Extensão sobre Gerenciamento de Referências - Mendeley. Universidade de Brasilia, UnB, Brasilia, Outubro, 2012.
Workshop de Desenvolvimento de Blogs (desenvolvimento de páginas pessoais dos professores do depto de ADM/UnB). Universidade de Brasília, UnB, Brasilia, Maio-2012.
- Logística Reversa: em busca da sustentabilidade empresarial.  Faculdade IBGM - Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing. IBGM, Recife, 2011.
Logística Reversa. VII SEAUPP - Simpósio da Engenharia Ambiental da UNESP de Presidente Prudente. UNESP, 2011.
Logística Reversa e Contabilidade Ambiental. VII Ciclo de Palestras em Contabilidade. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2008.
O conhecimento nas organizações. Palestras da especialização em Gestão Empresarial. CESCAGE, Ponta Grossa. 2008.
-  Logística Reversa. Salão de Iniciação Científica 2007 CESCAGE. CESCAGE, Ponta Grossa, 2007.
-  Logística Reversa: Vantagem Competitiva e Sustentável para as empresas. Semana de Palestras de Administração em Jaguariaíva. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2007.
Logística Reversa: A importância estratégica da operacionalização do retorno de bens e sua aplicação como instrumento de diminuição de impactos ambientais. Conferência sobre Logística. IQPC - International Quality and Productivity Center. São Paulo, 2007.
O passo a passo para a implementação de um WMS - Warehouse Management System. Workshop WMS. IQPC - International Quality and Productivity Center. São Paulo, 2007.
A análise das demonstrações contábeis como ferramenta da tomada de decisões. Ciclo de palestras de contabilidade da UNISEP. 2004.

Projetos finalizados:

Desenvolvi na Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR no período de 2007 a 2009 o projeto sobre a "Mensuração da Logística Reversa através da Contabilidade Ambiental", o qual abrangeu 30 indústrias de diversos ramos de atuação como: alimentício, químico, metalúrgico, embalagens, transporte, florestal e fertilizantes, estabelecidas na Região dos Campos Gerais - PR, e tinha como objetivos: primeiramente, realizar um levantamento a fim de verificar o grau de utilização da logística reversa e contabilidade ambiental na região e, posteriormente, sugerir e auxiliar na elaboração de um sistema de informação contábil ambiental para a mensuração dos custos, despesas, receitas e lucros obtidos com a logística reversa, a fim de fornecer informações úteis aos gestores na tomada de decisões no que tange à questões ambientais. O projeto envolveu 30 estudantes de graduação e 3 professores da UEPG, 30 indústrias e empresas varejistas cadastradas na FIEP e gerou 10 trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. (Concluído)

Levantamento sobre logística de suprimentos com fornecedores e montadoras  da indústria automotiva estabelecidos no Brasil no período de 2006-2007, o qual identificou os principais aspectos considerados na escolha de fornecedores e constituição de parcerias entre fornecedores e montadoras. (Concluído)

Proposta de um modelo de apoio à decisão para a seleção de fornecedores para relacionamentos colaborativos no gerenciamento da cadeia de suprimentos, utilizando a abordagem multicritério de apoio à decisão. (2009 -2012, concluído).

Consultoria referente à análise de viabilidade financeira e operacional para a instalação de indústrias de reciclagem de diversos tipos de resíduos (plástico, PET, alumínio, aço, eletroeletrônicos, vidro, papel, pilhas e bateriais e lâmpadas) e; instalação de um centro de triagem de resíduos para instalação em um consórcio municipal na região de SP. O projeto foi realizado no segundo semestre de 2010. (Concluído).

Para acessar os projetos em andamento CLIQUE AQUI

Experiência profissional


1997 - 2004 - Banco Real - ABN Amro Bank (sub-gerente PJ e PF)
2003 - 2003 - SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (professora nos cursos técnicos de Desenvolvimento Gerencial, Técnico em processos industriais e Gestão Empresarial)
2004 - 2005 - UNISEP - União de Ensino do Sudoeste do Paraná (professora nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Tecnologia em Gestão das cadeias de suprimentos)
2005 - 2006 - Pesquisadora bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (nível mestrado - dedicação exclusiva)
2006 - 2009 - UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (professora nos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Curso sequencial em Logística e Curso sequencial em Gestão Empresarial, Especialização em Gestão de Políticas Públicas, Coordenadora do estágio obrigatório supervisionado, Coordenadora do Projeto "A mensuração da Logística Reversa através da Contabilidade Ambiental", participante da comissão organizadora e científica de diversos eventos como: Ciclo de Palestras em Contabilidade; ADM - Congresso Internacional de Administração; ENPPEX - Encontro Paranaense de Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais Aplicadas)
2008 - 2008  - CESCAGE - Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (professora do curso de Especialização em Gestão Empresarial).
2009 - 2011 - Pesquisadora bolsista da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Ensino Superior (nível doutorado - dedicação exclusiva)
2011 - atual - UnB - Universidade de Brasilia (professora, orientadora, pesquisadora e coordenadora do curso de Administração)
2012 - atual -  UAB - Universidade Aberta do Brasil (professora orientadora na especialização em Gestão Pública).

Entrevistas


Patrícia Guarnieri participa de entrevista na CBN/RJ sobre a Política Nacional dos Resíduos Sólidos.
Para ouvir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI

Patricia Guarnieri é entrevistada pelo Sustain Total 2011 e fala sobre Logística Reversa e PNRS.
Para conferir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI

Patricia Guarnieri é entrevistada por Gui Brammer (Terracycle, Descola aí) para o programa Inovação Verde da Idéia FM e fala sobre seu livro, sobre a PNRS e Logística Reversa
Para ouvir a entrevista na íntegra CLIQUE AQUI

Patricia Guarnieri participa de entrevista ao Jornal O Estado de São Paulo sobre a internet verde e o ativismo ambiental. Para conferir a entrevista  CLIQUE AQUI

Patrícia Guarnieri participa de bate-papo sobre Reciclagem de pilhas e baterias e, consumo consciente no blog "Participe e Recicle". Para conferir a entrevista  CLIQUE AQUI

Patrícia Guarnieri participa de matéria sobre a Central de Logística Reversa implementada pela Prefeitura de Londrina no PR. Para ler a matéria CLIQUE AQUI

Patrícia Guarnieri é entrevistada pelo Blog Fura Bolha sobre Logística Reversa e Sustentabilidade. Para ler a matéria  (parte I) CLIQUE AQUI parte II CLIQUE AQUI

Patricia Guarnieri participa de entrevista para a Revista Fator do Banco Fator sobre O desafio de acabar com os lixões. Para ler a matéria CLIQUE AQUI

Patricia Guarnieri participa de entrevistas para o Caderno Especial sobre Resíduos Sólidos do Jornal Valor Econômico. Para acessar o caderno CLIQUE AQUI

Patricia Guarnieri participa de entrevista para a CBN/SP sobre 'Veículos também deveriam ser incluídos na lei de logística reversaPara acessar CLIQUE AQUI

Livros


Logística Reversa: em busca do equilíbrio econômico e ambiental
Sinopse: Este livro aborda a logística reversa, suas principais vantagens e dificuldades, o impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos para os atores envolvidos na geração dos resíduos, seu planejamento e mensuração e também fornece detalhes de processos de logística reversa dos resíduos eletroeletrônicos, dentre eles: eletrodomésticos, eletrônicos, pilhas e baterias e lâmpadas. Além disso, no último capítulo são apresentados dois estudos de caso, envolvendo resíduos da indústria automobilística e da indústria madeireira, que visam ilustrar os conceitos apresentados.

O livro pode ser encontrado no site da Editora Clube de Autores CLIQUE AQUI


Decision Models in Engineering and Management
Sinopse: Providing a comprehensive overview of various methods and applications in decision engineering, this book presents chapters written by a range experts in the field. It presents conceptual aspects of decision support applications in various areas including finance, vendor selection, construction, process management, water management and energy, agribusiness , production scheduling and control, and waste management. In addition to this, a special focus is given to methods of multi-criteria decision analysis.
Decision making in organizations is a recurrent theme and is essential for business continuity. Managers from various fields including public, private, industrial, trading or service sectors are required to make decisions. Consequently managers need the support of these structured methods in order to engage in effective decision making.
This book provides a valuable resource for graduate students, professors and researchers of decision analysis, multi-criteria decision analysis and group decision analysis. It is also intended for production engineers, civil engineers and engineering consultants.
O livro pode ser encontrado no site da Editora Springer CLIQUE AQUI

Informações de contato

E-mail de contato: profpatriciaunb@gmail.com

Twitter: @PatGuarnieri

Blog Logística Reversa e Sustentabilidadehttp://patriciaguarnieri.blogspot.com/

Blog da Prof. Patricia Guarnierihttp://profpatriciaguarnieriunb.blogspot.com.br/

Página pessoal no Depto de ADM/UnBhttp://pguarnieri.blogspot.com.br/

Sobre o blog "Logística Reversa e Sustentabilidade"
A motivação para criar este blog surgiu dos constantes e-mails que recebo de alunos de graduação, pós-graduação e profissionais, solicitando materiais e ajuda sobre Logística Reversa. Muitos tinham dúvidas simples, sobre como iniciar sua pesquisa, sobre os locais para pesquisar materiais confiáveis, sobre como delimitar seu trabalho e também sobre soluções práticas para problemas empresariais.
Como o volume de e-mails vinha crescendo dia-a-dia, resolvi então concentrar em um só local, materiais, dicas, sites, livros, notícias e novidades sobre o tema e então em setembro de 2009 criei o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade. 
Minha intenção é  auxiliar aqueles que necessitam de esclarecimentos sobre o tema; despertar o interesse de gestores e futuros gestores para a Logística Reversa e receber é claro, as críticas e sugestões dos participantes.
Não são admitidos aqui quaisquer comentários ofensivos, que tenham o intuito de progagar qualquer tipo de preconceito, por isso todos os comentários são moderados por mim antes de serem publicados.
Este é um espaço para trocarmos idéias, discutirmos os rumos da Logística Reversa e propormos soluções para o problema da gestão de resíduos. Desta forma, podemos nos atualizar, conscientizar e descobrir novas formas de contribuir profissionalmente e individualmente para a proteção do meio ambiente.

Faça a sua parte!
Livros - Submarino.com.br