"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Braskem se filia ao CEMPRE e divulga diagnóstico de cooperativas de reciclagem em SP, AL e BA

Crédito imagem: Braskem
Em Maceió, foram identificadas 47 entidades
 que trabalham com reciclagem
A Braskem, empresa líder das Américas em produção de resinas termoplásticas e maior produtora mundial de biopolímeros, filiou-se ao CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem. Como primeira contribuição para a instituição, a empresa entrega um diagnóstico sobre as cooperativas de catadores de material reciclável em cidades dos estados de São Paulo, Alagoas e Bahia.
O objetivo do levantamento é identificar as principais características e dificuldades para o aumento e desenvolvimento da produção nas cooperativas, dados estes que orientarão potenciais investimentos no segmento.
A filiação ao CEMPRE e a elaboração do levantamento fazem parte de uma série de ações da empresa visando promover o desenvolvimento sustentável e o investimento no mercado de reciclagem de plástico no Brasil.
“Este estudo tem como objetivo orientar potenciais investimentos no segmento e é parte do esforço de alinhar os investimentos sociais de forma a contribuir efetivamente para o desafio da Braskem de fortalecer seu papel como agente de desenvolvimento humano”, diz André Leal, que atua na área de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
O diagnóstico traz detalhes sobre as cooperativas de várias cidades próximas às plantas da empresa. No município de São Paulo, foram realizadas entrevistas com 50 associações, cooperativas, projetos e movimentos sociais ligados à coleta e seleção de materiais recicláveis. Já nas cidades de Mauá e Santo André foram entrevistados os gestores locais vinculados às prefeituras e às associações de catadores.
Em Maceió, foram identificadas 47 entidades entre cooperativas de materiais recicláveis, comerciantes, empresas e indústrias ligadas à reciclagem de plástico e realizou entrevista com 97 catadores independentes. Para a Bahia, o estudo coletou detalhes de como o mercado está organizado no estado e do volume de resíduos recicláveis disponíveis e separados nas maiores cidades do estado.
O levantamento conclui que as principais dificuldades encontradas em todos os locais analisados se referem à falta de capacitação e organização de mão-de-obra, precárias condições de funcionamento das cooperativas, falta de eficiência na coleta e na triagem, falta de valorização do material reciclado e a assimetria de informação na rede de comercialização.
O resumo do Diagnóstico Socioambiental de Reciclagem com o detalhamento das informações em cada cidade pode ser encontrado no portal www.braskem.com.br/reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br