"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Conheça o Programa Inovação Verde da Idéia FM e confira entrevistas exclusivas sobre Sustentabilidade

Você que gosta de se atualizar sobre temas relacionados à sustentabilidade, incluindo negócios, melhores práticas e soluções inovadoras para preservar o meio ambiente não pode deixar de conhecer o Programa Inovação Verde, que ocorre todas as terças-feiras  pela manhã na Rádio Idéia FM. O programa foi criado por Gui Brammer (TerraCycle e Descola aí), empresário bastante conhecido por desenvolver e implementar negócios verdes e por ter a sustentabilidade como princípio. A TerraCycle trabalha com o conceito de Upcycling, fabricando  produtos como bolsas, guarda-chuvas, estojos, entre outros feitos a partir de embalagens de salgadinho, chocolate, sorvete, etc, as quais são na maioria das vezes são deixadas de lado pela maioria das empresas recicladoras devido a não ser muito atrativas economicamente. Desta forma além de produtos exclusivos e divertidos a empresa contribui para o meio ambiente.  O Descola aí é o primeiro portal de consumo colaborativo do Brasil, e se destina a criar soluções para reduzir o consumo, possibilitando aos usuários que efetuem troca, aluguem ou emprestem produtos como acessórios, itens de segurança, jogos, livros, apostilas, iPads, televisores, vídeo games, alicates, bolsas, cintos, trenas, instrumentos musicais, equipamentos de cozinhas e muitos outros itens. Este conceito é bastante difundido na Europa e contribui muito para o meio ambiente.
No programa Inovação Verde que também conta com  Fabiano Facó (Habitante Verde) que atua  no ramo da sustentabilidade corporativa, são entrevistados executivos de grandes empresas, ONGs, especialistas, e pessoas que fazem a diferença. O principal objetivo é contribuir para criar um banco de Idéias sobre Sustentabilidade para um Brasil melhor, além disso todas as entrevistas estão disponíveis na parte de podcast do site para acessos livres para privilegiar aqueles que perderam o programa.
Confira aqui as últimas entrevistas, basta clicar sobre o título:

Entrevista com Patricia Guarnieri sobre Logística Reversa, PNRS e Sustentabilidade

Entrevista com Marcio Nigro, fundador do Caronetas sobre transporte colaborativo

Entrevista com Felipe Barrozo - Zazcar sobre compartilhamento de carros 

Entrevista com Cristiane Maziero sobre RH sustentável

Entrevista com Fernando Beltrame - Eccaplan sobre mercado de crédito de carbono

Tudo isso e muito mais, você não pode deixar de conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br