"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 12 de março de 2011

Ecolabelling (Rotulagem ambiental) - ABNT cria rótulo ecológico

Sabe-se que atualmente existem no mundo milhões de pessoas filiadas a Organizações Não-Governamentais (ONG) Ambientais e que grande parte dos consumidores toma decisões de compra com base em conceitos ambientais.
A crescente preferência por produtos ambientalmente corretos é um fato irreversível. Se quisermos atingir esse emergente segmento de mercado, o meio mais eficiente e de maior credibilidade é o Rótulo Ecológico.  A ABNT - Qualidade Ambiental criou o rótulo ecológico ABNT, que éa certificação de produtos/serviços com qualidade ambiental que atesta, através de uma marca colocada no produto ou na embalagem, que determinado produto/serviço (adequado ao uso) apresenta menor impacto ambiental em relação a outros produtos "comparáveis" disponíveis no mercado.
Para solicitar o Rótulo Ecológico ABNT, basta preencher o questionário no site da ABNT e clicar no botão "enviar". Se preferir, faça o "download" do questionário, preencha-o e envie para o e-mail: rotuloecologico@abnt.org.br
A rotulagem ambiental – Ecolabelling – é uma metodologia voluntária de certificação e rotulagem de desempenho ambiental de produtos ou serviços que vem sendo praticada ao redor do mundo. Um rótulo ambiental é um selo que identifica, dentro de uma categoria específica de produtos/serviços, a preferência geral de um determinado produto ou serviço pelas questões ambientais, com base em considerações relativas ao ciclo de vida. Em contraste com outros símbolos “verdes” ou declarações feitas por fabricantes ou fornecedores de serviços, um rótulo ambitental é concedido por uma entidade de terceira parte, de forma imparcial, para determinados produtos ou serviços que são avaliados com base em critérios múltiplos previamente definidos.

Fonte: ABNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário