"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 27 de março de 2011

2º Fórum Mundial de Sustentabilidade em Manaus

O 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade mostrou que o Brasil vem chamando atenção dos empresários estrangeiros e que a premiação é o maior estímulo para ideias sustentáveis. O evento aconteceu entre os dias 24 e 26 de março no Hotel Tropical, e entre os convidados estavam o ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, o cineasta James Cameron, o empresário Richard Branson, e o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.
Durante os três dias foram realizadas oito palestras, e em todas o Etanol brasileiro foi citado e parabenizado. Richard Branson e Arnold Schwarzenegger consideram o Brasil um emergente ao sucesso por seus combustíveis a base de cana-de-açúcar, e segundo eles esse ramo é a tecnologia do futuro.
Apesar dos inúmeros elogios ao etanol nacional, personalidades como James Cameron e Bill Clinton criticaram a falta de investimentos em energia solar e eólica, já que o país tem parte significativa localizada em uma posição equatorial, tendo assim muito potencial solar.
Uma mostra interessante para os brasileiros foram as ideias de planejamento que podem ser usadas na Copa de 2014, e dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. O diretor de sustentabilidade da autoridade olímpica britânica, Dan Epstein, mostrou o projeto para as Olimpíadas de Londres de 2012. Todas as obras foram pensadas e estão sendo construídas de forma econômica, sustentável, e com a preocupação de serem usadas após os Jogos. Como a redução de 30 mil toneladas de aço em uma das obras.
Outra coisa que ficou bem clara no Fórum foi que a premiação é uma das formas mais eficientes de estimular a sustentabilidade. Como o crédito de carbono estimula as pessoas a reflorestarem, o bolsa-floresta estimula o caboclo a não desmatar, entre outros exemplos. Além desses pequenos estímulos, ainda existem aqueles que oferecem recompensas astronômicas. Como o empresário Richard Branson que atualmente oferece por meio de um seguimento da sua empresa Virgin o prêmio de 25 milhões de dólares para quem desenvolver um projeto que elimine carbono da atmosfera.

Fonte: D24am

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br