![]() |
Lixo eletrônico acumulado no Largo de Santa Rita: Comlurb fez a retirada do material - Foto do leitor Loris Schuchmann / Eu-Repórter |
Usado frequentemente como área de descarte de lixo, o Largo de Santa Rita, no Centro do Rio, foi tomado por restos de máquinas copiadoras, na tarde de quinta-feira. A pilha de materal eletrônico, jogada na calçada de maneira ilegal, estava junto à esquina com a Rua do Acre. A cena foi flagrada pelo leitor Loris Schuchmann.
— Ali já costuma ser bagunçado. Mas ver todo aquele lixo eletrônico descartado irregularmente foi indignante. Para piorar, os moradores de rua foram lá e reviraram tudo — reclama Schuchmann.
A Comlurb admite que há dificuldade em manter o local limpo. Segundo a companhia, equipes fazem a limpeza do Largo de Santa Rita três vezes por dia, porém a ação de moradores de rua prejudica o serviço.
A empresa acrescenta, ainda, que o lixo eletrônico já foi retirado. A Comlurb tenta identificar o responsável pelo descarte e, caso ele seja encontrado, será notificado para dar o encaminhamento correto a esse tipo de material.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os aparelhos eletrônicos fora de uso, além de outros eletroeletrônicos, não podem ser colocados junto ao lixo domiciliar. O procedimento correto é levá-los às redes de comercialização e assistência técnica ou doados a organizações que os reaproveitem.
Publicado: 22/03/13 - 14h26
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário