"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 30 de setembro de 2012

Pesquisa CICLOSOFT do CEMPRE completa 18 anos, informando sobre a coleta seletiva no Brasil


Realizada pela primeira vez em 1994, a Ciclosoft tem abrangência nacional e reúne informações sobre os programas de coleta seletiva desenvolvidos pelas prefeituras, coletando dados sobre composição do lixo, custos de operação, participação de cooperativas e parcela da população atendida, entre outros. O levantamento das informações é feito por meio de questionários enviados às prefeituras e visitas técnicas. A participação é aberta e voluntária. O objetivo não é comparar, mas demonstrar quais os municípios que contam com programas estruturados de coleta seletiva.

Análises mais detalhadas

A pesquisa apresenta dados detalhados de 18 municípios quanto à composição gravimétrica, quantidade de resíduos coletados, parcela da população atendida e custo da coleta seletiva: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Itabira (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santo André (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP). Destes, seis oferecem coleta seletiva a 100% de sua população: Curitiba, Goiânia, Londrina, Porto Alegre, Santo André e São José dos Campos.
Os municípios que desejarem participar da Ciclosoft 2014 devem enviar solicitação para o email: pesquisa@cempre.org.br.

Você pode acessar a pesquisa completa no site do CEMPRE

Fonte: CEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br