"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Boa notícia: CCJ Aprova proposta de redução de carga tributária para produtos feitos com material reciclado

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (12), proposta de emenda à Constituição (PEC 1/2012 ) que elimina quase todos os impostos incidentes sobre produtos feitos com material reciclado ou reaproveitado. O senador Paulo Bauer (PSDB-SC) é autor da iniciativa, que recebeu parecer pela aprovação do relator, senador Armando Monteiro (PTB-PE).
O texto original pretendia acabar com todos os impostos aplicados a essa cadeia produtiva. Mas alteração feita pelo relator manteve a cobrança do Imposto de Importação (II), com o argumento de não ser possível privar o governo federal de um importante instrumento de regulação do comércio exterior.
– Se todos os impostos fossem retirados, isso poderia agravar, por exemplo, a importação de roupas fabricadas na China com insumos reciclados no território daquele país – comentou o relator.
A PEC 1/2012 ainda precisa passar por dois turnos de votação no Plenário do Senado antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

Por: Ricardo Koiti Koshimizu e Simone Franco

Fonte: Agência Senado

Um comentário:

  1. Oi! Gostaríamos que este blog pudesse nos ajudar na divulgação do evento: II Zero Waste Youth International Meeting, visto que é um assunto que interessa à todos.
    É um evento Internacional, onde a Juventude se encontra e troca experiências sobre gestão de resíduos e o conceito Lixo Zero. Gostaria de enviar um email mais detalhado sobre o evento junto com o banner e o cartaz. O evento ocorre em Florianópolis em outubro. Meu email é larischmitt@hotmail.com, se puderes me responder com o teu contato ou o do blog, ficaria muito feliz!
    Desde já, muito obrigada!

    att. Larissa Azevedo

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br