"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Baixe gratuitamente o Manual de Orientação para os Planos de Gestão de Resíduos Sólidos para atendimento à PNRS

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o ICLEI Brasil e apoio da Embaixada Britânica, lançou durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, evento organizado pela Frente Nacional de Prefeitos em Brasília, a publicação Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação e um curso de ensino à distância, baseado no Manual.
A publicação “Planos de Gestão de Resíduos Sólidos: Manual de Orientação” sugere passos metodológicos que garantem a participação e o controle social e que busquem o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Resíduos Sólidos; ela faz parte da coleção “Apoiando a Implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: do Nacional ao Local”. O Curso de Ensino à Distância, que já está com as inscrições para a 1ª turma abertas, abordará todo o conteúdo do Manual.
CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O MANUAL GRATUITAMENTE

Essas ferramentas fazem parte do programa de capacitação do Projeto GeRes – Gestão de Resíduos Sólidos, uma iniciativa do MMA em parceria com o ICLEI – Brasil e apoio da Embaixada Britânica, que vem contribuindo com governos locais brasileiros, estados e municípios, na implementação da PNRS, promovendo o fortalecimento institucional através da capacitação técnica dos tomadores de decisão e gestores públicos envolvidos, na elaboração dos planos.

Acesse a versão digital do Manual aqui.
Clique aqui para mais informações sobre o curso.


Um comentário:

Livros - Submarino.com.br