O Projeto GeRes – Gestão de Resíduos Sólidos é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o ICLEI – Brasil, apoiado pela Embaixada Britânica em Brasília, visa a apoiar governos locais brasileiros, Estados e Municípios, na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010.
O objetivo principal deste projeto é contribuir na capacitação dos tomadores de decisão e gestores públicos para o desenvolvimento de planos municipais, estaduais ou intermunicipais e sua implementação. Para tanto, na primeira fase do projeto, o ICLEI – Brasil e o Ministério do Meio Ambiente lançarão dois manuais orientativos: o primeiro sobre como elaborar planos de gestão integrada de resíduos sólidos e, o segundo, sobre as principais tecnologias para tratamento e destinação de resíduos sólidos urbanos. Na segunda fase, um curso de ensino à distância – EAD e treinamentos serão desenvolvidos.
Resultados esperados:
- Até julho de 2012, dois Estados e dois Consórcios Municipais tenham desenvolvido seus Planos de Resíduos Sólidos, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos;
- Capacitação de, pelo menos, 2.000 servidores públicos de todo o Brasil, disseminando conhecimento sobre a gestão de resíduos sólidos e tecnologias disponíveis por meio de publicações, cursos a distância e encontros presenciais;
- Campanha de comunicação para disseminar os resultados e os planos desenvolvidos.
O GeRes soma-se ao movimento nacional de transformação do cenário e padrões de produção, tratamento e destinação dos resíduos sólidos no Brasil, a fim de encontrar soluções sustentáveis e permanentes, otimizando a gestão e contribuindo para uma economia verde, de baixo carbono e inclusiva.
Sobre o ICLEI Resíduos:
O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, fundado originalmente como ICLEI – Internacional Council for Local Environmental Initiatives (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais) é uma associação de governos locais, que assumiram um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Mais de 1.200 governos e associações fazem parte da comunidade cada vez maior de membros do ICLEI.
A disposição final dos resíduos sólidos urbanos (RSU), competência dos Municípios, é um dos principais desafios para a sustentabilidade urbana e, ao mesmo tempo, uma ótima oportunidade para se otimizar a gestão e solucionar outros problemas associados aos resíduos.
Sempre considerando as necessidades dos gestores públicos, que lidam diariamente com o desafio de buscar soluções mais inclusivas e justas, ambientalmente equilibradas e economicamente possíveis, o ICLEI passou a trabalhar com o tema de “Resíduos”, inserido na estratégia regional da organização sobre Cidades Eficientes no Uso de Recursos, com a expectativa de contribuir na identificação de caminhos possíveis aos governos locais no manejo e gerenciamento sustentável dos mesmos.
Fonte: ICLEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário