"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 1 de março de 2012

Workshop gratuito - Programas de Serviços Sustentáveis para MPMEs - 29 e 30/05/2012 - Universidade Paulista - Vagas limitadas

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Paulista anuncia a realização do Workshop Programas de Serviços Sustentáveis para MPMEs, uma iniciativa que ocorrerá no Campus Indianópolis da Universidade Paulista nos dias 29 e 30 de maio de 2012. O workshop será dirigido pelo Dr. Luis E. Velázquez Contreras, Professor/Pesquisador da Universidad de Sonora e Professor Adjunto da University of Massachusetts Lowell.
O workshop oferece uma oportunidade para desenvolver as habilidades necessárias para implementar um programa de serviços sustentáveis para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs). Ao mesmo tempo, estimula contatos e troca de idéias entre os participantes cujos interesses abrangem os grandes temas da Produção Mais Limpa e Prevenção à Poluição.
Profº Dr. Luís Velázquez E. Contreras,  Engenheiro Industrial e Doutor em Ciência da Engenharia com especialização em Produção Mais Limpa da Universidade de Massachusetts Lowell (EUA). Atualmente Luís Eduardo Velázquez é professor no Departamento de Engenharia Industrial e diretor de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Sonora (México). Além disso, é professor adjunto do 'Work Environment Deparment' da Universidade de Massachusetts Lowell. Pertence ao Sistema Nacional de Pesquisadores do México - Nível 1. Ele é autor de vários artigos científicos de Sustentabilidade e Produção mais Limpa e tem dado conferências em diferentes países da Europa e América.
Público-Alvo
A oficina Programas de Serviços Sustentáveis para MPMEs destina-se especialmente a profissionais que querem implementar ou aperfeiçoar Programas de Produção Mais Limpa em Micro, Pequenas e Médias Empresas.
Programação
A programação do Programas de Serviços Sustentáveis para MPMEs distribui-se por dois dias, com atividades intensivas durante o turno da tarde. Clique [aqui] para conferir os conteúdos que serão abordados.
Inscrições
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 01 de março até 04 de maio de 2012. Os interessados deverão fazer a inscrição por e-mail (workshop_mpmes@advancesincleanerproduction.net). Encaminhar mensagem com o assunto“INSCRIÇÃO DE PROCESSSO SELETIVO”. O anexo da mensagem deve conter: Carta de solicitação formal contendo interesse em participar da oficina.
Seleção de participantes
O número de vagas é limitado para garantir o bom andamento da oficina. A seleção será feita em função das necessidades manifestadas pelo candidato para participar do curso. Os candidatos selecionados serão informados por e-mail no dia 09 de maio de 2012. Os participantes que freqüentarem integralmente o workshop receberão certificado de participação.
Pré-requisitos
Os participantes devem possuir boa comunicação em espanhol.
Horários e Local
29/05/2012 - Das 13:00h às 17:00h
30/05/2012 - Das 13:00h às 17:00h
Local
Universidade Paulista – Campus Indianópolis - R. Dr. Bacelar, 1212 - Mirandópolis - São Paulo-SP, Brazil [Mapa]
Para maiores informações acessar: http://www.advancesincleanerproduction.net/
Coordenação
Biagio F. Giannetti
Cecilia M. V. B. Almeida
Silvia H. Bonilla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br