"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



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quinta-feira, 29 de março de 2012

Vantagens com a implementação da logística reversa

Vocês com certeza conhecem a frase de Winston Churchill que diz: “Um otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade.” E agora devem estar se perguntando: Mas Patrícia, o que isso tem a ver com Logística Reversa? E eu lhes respondo: TUDO! Principalmente neste momento em que estamos vivendo, no qual constantes desastres naturais são noticiados frequentemente, aumento da quantidade do lixo, poluição, efeito estufa, Política Nacional de Resíduos, entre outros…
Então me pergunto: O ser humano é tão capaz de realizar grandes projetos, inventar um sem-fim de produtos e facilidades, por que não inventar algo para resolver o problema do lixo urbano e ao mesmo tempo atender as legislações ambientais existentes?
A questão é que já existem diversas soluções para estes problemas, basta entusiasmo e vontade para implementá-las e visão para perceber o retorno do investimento a longo prazo. Muitas pessoas me escrevem perguntando: Quais benefícios/vantagens minha empresa terá se implementar um processo de logística reversa? Terei somente custos?
[Image]E eu respondo: Vários… Se a empresa implementar um processo de logística reversa adequadamente, visando um retorno de longo prazo, terá inúmeros benefícios, de ordem econômica e financeira, legal, ambiental e de imagem corporativa, além de obter vantagem competitiva sustentável perante os concorrentes. E o que seria essa tal de vantagem competitiva sustentável? É aquela que somente se obtém com um planejamento a longo prazo, no qual são estudados todas as etapas do processo incluindo a sua revisão e realimentação, ou seja, é aquela que o concorrente não conseguirá simplesmente “copiar”.
Destacarei aqui a explicação de algumas vantagens para que a idéia fique mais clara:
Vantagem econômica e financeira – É o retorno monetário que as empresas que implementam a LR obtém, como por exemplo, a economia e ganhos obtidos com o reaproveitamento de materiais, com a utilização de embalagens retornáveis, com a venda dos resíduos no mercado secundário, com a compra de matéria-prima reciclada no lugar de matéria-prima virgem, além disso, é possível reduzir custos com reclamações e processos de clientes e obter maiores níveis de venda devido a um melhor atendimento ao consumidor. Ainda devo citar as oportunidades de negócios geradas com os novos nichos de mercado, como o caso das empresas retroprocessadoras de resíduos e do desenvolvimento de tecnologias limpas que possibilitam a venda de patentes.
Posso citar o exemplo de uma empresa engarrafadora de refrigerantes do México, que obteve grandes economias através da implementação da LR. Estas economias ocorreram pela redução da produção de novos vasilhames através da coordenação mais eficiente entre promoções e os picos esperados no retorno dos vasilhames, além da redução na produção de garrafas plásticas não-retornáveis que foi conseqüência de um melhor controle destes vasilhames pela empresa.
Não posso deixar de citar também o caso da reciclagem das embalagens de alumínio, na qual o Brasil é um dos líderes mundiais, este aumento da reciclagem está reduzindo consideravelmente os volumes importados de matérias-primas e trazendo muitos resultados financeiros para as empresas que atuam neste segmento.
Vantagem Legal – em função do aperfeiçoamento das legislações relacionadas ao meio ambiente, muitas empresas têm sofrido fiscalizações e têm sido forçadas a se adequar às normas ambientais, e os recursos investidos nesta área, além de retornos econômicos e ambientais, vêm impedindo que as empresas sofram penalidades, conseguindo obter desta forma, também um valor legal.
Neste caso vou citar um exemplo do meu Estado, no qual a A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná autuou em março/2010 diversos fabricantes de refrigerantes e bebidas não-alcoólicas em R$ 14 milhões – cada uma foi multada em R$ 1 milhão – pelo descumprimento da legislação ambiental no que se refere à destinação dos resíduos de embalagens que disponibilizam no mercado. As empresas multadas foram Alflash, Brasfrigo, Chocoleite, Ambev, Danone, Nestlé, Pepsi-Cola, Schincariol, Red Bull, Refrigerantes Pakera, SIG Combibloc, Coca-cola, Ultrapan, Yoki.
Vantagem Ambiental: As empresas contribuem com a preservação do meio ambiente com a utilização da logística reversa, pois, ela busca solucionar o problema do descarte dos resíduos sólidos no meio ambiente, reduzindo a poluição e os desperdícios através da reciclagem, reutilização de materiais, recuperação de produtos e desenvolvimento de embalagens retornáveis.
Algumas empresas têm adotado posturas ambientalmente corretas, mesmo antes de serem sancionadas as legislações ambientais. Como exemplo gostaria de citar as empresas Natura e Boticário que já mantém uma relação responsável com o meio ambiente há um bom tempo, disponibilizando produtos com refis, embalagens feitas de material reciclável, sistema de coleta seletiva de resíduos e, o Banco Real no qual trabalhei e acompanhei as mudanças de postura. O Banco Real passou a utilizar a partir de 1998 em todas as suas comunicações o uso do papel reciclado; implementou a utilização de lixeiras para a separação do lixo; aboliu o uso de copos plásticos e cedeu a cada funcionário um caneco de louça no seu edifício sede em SP, o qual possuía 3000 funcionários.
Vantagem de imagem corporativa - Diante dos ciclos de vida dos produtos cada vez mais curtos e da constante busca do desenvolvimento sustentável, possuir processos de logística reversa é ter um diferencial em relação à concorrência, de forma que através de uma postura ambiental correta a empresa consiga influenciar a relação com os clientes e a sociedade de forma positiva e também agregar valor à sua imagem corporativa, pois os clientes buscam empresas ambientalmente responsáveis no momento do consumo.
Neste aspecto ressalto a joint-venture Sony Ericsson e a empresa HP que possuem processos bem estruturados de Logística Reversa o que resultou em imagens corporativas diretamente ligadas à questão ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Como podemos perceber no decorrer deste artigo, muitas empresas já estão obtendo benefícios com a implementação de práticas ambientalmente corretas, dentre elas a Logística Reversa, o que lhes possibilita obter a tal da “vantagem competitiva sustentável”, tão desejada atualmente.
O que falta é uma maior conscientização, conhecimento e criatividade das empresas para descobrirem oportunidades em situações que anteriormente eram consideradas “problema”. As soluções estão aí, basta que as procuremos e utilizemos com sabedoria!

Por: Patricia Guarnieri para o Portal Ecco-Sustentabilidade

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