"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quinta-feira, 29 de março de 2012

Central da Reciclagem, plataforma de Logística Reversa e de informação pública sobre pontos de descarte

São Paulo, Março 2012– A Central da Reciclagem, o maior banco de dados de pontos de descarte de resíduos sólidos conta com mais de 50 mil pontos de descarte identificados em mais da metade dos municípios brasileiros, além disso, leva educação ambiental para a população de cada um dos 37 tipos de resíduos recicláveis disponíveis na plataforma.
O cidadão ou a empresa seleciona o material desejado para reciclagem, acessa www.centraldareciclagem.org , clica no material que deseja descartar e digita sua cidade para conhecer os pontos mais próximos de descarte do material.
O serviço é de utilidade pública, gratuito, organizado e divulgado pela Central da Reciclagem, porém esta iniciativa precisa contar também com o apoio das empresas, que precisam divulgar seus pontos de coleta de seus materiais pós consumo e principalmente dos Prefeitos e Secretários de Meio Ambiente para precisam mapear os pontos de descarte existentes na cidades, organizá-los, informar e educar a população não somente sobre o correto descarte dos materiais, mas principalmente ONDE descartar os materiais em sua cidade.
Hoje mais da metade dos municípios do Brasil ainda possuem lixões a céu aberto e de acordo com a PNRS, Política Nacional de Resíduos Sólidos os municípios tem até agosto de 2014 para eliminar os lixões e implantar aterros que receberão apenas o que não puder ser reciclado ou reutilizado, e até agosto de 2012, para elaborar seus planos de Gestão de Resíduos Sólidos e continuar a ter acesso aos recursos do Governo Federal; devem implantar programas de descarte correto ou coleta seletiva, além de campanhas de educação ambiental para que estes objetivos sejam atendidos.
A Lei impõe novas obrigações e formas de cooperação entre o poder público e o setor privado e define responsabilidades compartilhadas que abrange as prefeituras, fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores. 
A plataforma de Logística Reversa é integrada a 321 Redes Sociais: entre as mais comuns estão o Facebook, Twitter, Orkut, Linkedin e outras, onde milhares de seguidores se informam e podem compartilhar gratuitamente via internet os pontos de descarte dos resíduos de sua cidade.
A Central da Reciclagem esta inserida na rede ambiental Made in Forest que tem como objetivo integrar eco consumidores e eco fornecedores, para que juntos possamos buscar negócios, consumo e descarte sustentável e ajudar a identificar e fortalecer a economia verde de onde vivemos, gerando assim empregos verdes, renda à população e valor aos municípios.
Tecnologia e Inovação em consumo e descarte sustentáveis
Você já pensou em comprar um produto, um equipamento, e ter na embalagem a informação de onde descartar para reciclagem, não só a embalagem, mas o próprio produto ao final do seu ciclo de consumo? Pois esse avanço na luta pela preservação ambiental logo será possível com a adoção do Rótulo Descarte Padrão.
Em São Paulo, duas ações propõem a criação do rótulo juntamente com um serviço gratuito de informação de pontos de descarte. Em Novembro de 2011 na Câmara Municipal de SP, o vereador Gilberto Natalini (PV) protocolou o Projeto de Lei no. 560/2011 e na Assembléia Legislativa do estado de SP, o deputado Beto Trícoli (PV) e a deputada Célia Leão (PSDB) também protocolaram igual projeto.
O Rótulo Descarte Padrão da a informação de onde descartar aquele resíduo especifico e é um exemplo de que liderança, tecnologia da informação, comunicação e inovação podem ser os meios mais eficazes para a nova economia sustentável.
Leia o exemplo acima do Rotulo Descarte Padrão, Baixe o programa QR Reader em seu celular ou tablet e acesse a Central da Reciclagem lendo este código acima.”
Como funciona: "A Central da Reciclagem disponibiliza gratuitamente o Rotulo Descarte Padrão para cada um dos 37 tipos de materiais descartáveis, as empresas disponibilizam gratuitamente os pontos de coleta das embalagens ou dos produtos na plataforma, os produtos e embalagens possuem o codigo acima referente a cada tipo de material, a população lê o código e é direcionada automaticamente ao local mais próximo de onde descartar os resíduos no município. É tecnologia de alta qualidade e disponível para as empresas e autoridades. Não tem mais desculpas, a plataforma de Logistica Reversa esta pronta e dísponivel para cumprimento da PNRS e já esta sendo informada e incorporada ao dia-a-dia da população de todo o Brasil."
Para saber como cadastrar gratis os pontos de coleta / descarte de recicláveis da sua empresa ou implantar a plataforma de Logística Reversa / Central da Reciclagem em seu município:
E-mail: contato@centraldareciclagem.org 
Telefone: 11 3446 3000

Central da Reciclagem: www.centraldareciclagem.org
Censo da Economia Verde: www.censodaeconomiaverde.org
Rede Ambiental Made in Forest: www.madeinforest.com

Fonte: Made in Forest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br