"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Gerenciamento dos custos ambientais da Logística Reversa

Nas últimas décadas a competição acirrada têm imposto níveis elevados de padrões de qualidade e o aperfeiçomento contínuo de tecnologias e sistemas de informação, desta forma as empresas têm sido impelidas a, continuamente, implementar novas técnicas de gestão de negócios. Essa nova estrutura do mercado de produtos e serviços obriga as empresas a gerenciarem seus custos de acordo com a concorrência empresarial. 
Ao mesmo tempo em que as empresas necessitaram rever seus processos de gerenciamento de custos, surgiu na década de 80 uma nova variável a ser incorporada aos processos de negócios: a sustentabilidade. Sua crescente importância ocorreu em função dos evidentes impactos ambientais e à escassez de recursos naturais. Neste sentido, as empresas foram impelidas a buscar alternativas para a produção sustentável, através de investimentos em mecanismos antipoluentes, substituição de matérias-primas não-renováveis por renováveis, redução de desperdícios, eficiência energética e, também, reaproveitamento de resíduos gerados nos processos produtivos e de comercialização dos produtos. 
Este último processo, que se refere à gestão dos resíduos de pós-venda e pós-consumo, fez emergir na área da logística empresarial, um novo nicho que se propõe a operacionalizar a gestão coordenada destes resíduos e possibilitar seu retorno ao ciclo produtivo e de negócios: a logística reversa. Com sua implementação, além de incorporar a variável ambiental em seus negócios e atender a legislação, as empresas obtém vantagens financeiras e de imagem corporativa. 
Recentemente no Brasil, foi sancionada a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a qual estabelece em seu artigo 33, a responsabilidade compartilhada dos atores envolvidos na geração e gestão dos resíduos de pós-consumo e pós-venda, além da obrigatoriedade de implementação de processos de logística reversa. 
Sendo assim, torna-se essencial para as empresas que implementam este novo processo em seus negócios, o conhecimento dos custos ambientais dela decorrentes e o seu efetivo gerenciamento, de forma a auxiliar os gestores na tomada de decisão.
Com relação aos custos ambientais, seu controle é ainda mais necessário quando se considera que estes devem ser apropriados corretamente do custo do produto final e, para isso, o sistema de custeio ABC é mais adequado tendo em vista seu foco recair sobre a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela empresa e não somente sobre os produtos e também, devido à alocação dos custos indiretos ocorrer de uma forma mais acurada, considerando critérios multidimensionais. 
A logística reversa, através de seus processos, pode, portanto, gerar benefícios econômicos e estratégicos para as empresas, mas para alcançar essas vantagens, esta precisa do auxílio da contabilidade ambiental e de custos, as quais são capazes de fornecer informações privilegiadas e precisas, e assim contribuir para a tomada de decisão gerencial.

Obs: Trecho do artigo "Gerenciamento dos custos ambientais da Logística Reversa: um levantamento em empresas industriais", de autoria de Patricia Guarnieri e Kazuo Hatakeyama, publicado no VII Congreso Internacional de Costos, realizado em Punta del Este, Uruguay, de 27 a 29 de novembro, 2011. A reprodução sem citação dos autores se constitui em crime de plágio.

Para ler o artigo na íntegra CLIQUE AQUI 

Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade


  

3 comentários:

  1. Prezada Patrícia,
    Olá!
    Reportagem maravilhosa!..
    Parabéns pelo intuito acadêmico-amoroso!..
    Continuemos na luta Verde que destaca o meio ambiente e suas dificuldades sociais...
    Abraços verdes!
    Luciana Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. QUERIDA PATRICIA, SOU ESTUDANTE DO CURSO DE LOGÍSTICA NO RIO GRANDE DOSUL E TENHO USADO E INDICADO O SITE PARA PRATICAMENTE AS 3 TURMAS DA ESCOLA TECNICA UNIVERSITÁRIO, SEUS TEMAS SÃO FANTÁSTICOS E UMA NOTA EM ESPECIAL ,SEGUNDO OS ALUNOS ( COLEGAS) SÃO DE F´´ACIL COMPREENÇÃO. bjs. OBRIGADO POR TODO CONHECIMENTO TRANSMITIDO.

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Agradeço seu comentário! Fico feliz em saber que o blog está sendo útil.
    Obrigada pela participação e divulgação do blog.

    Abçs

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br