"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Análise do estudo dos impactos ambientais da Usina de Belo Monte - Assista o vídeo da entrevista com o prof. Arsênio Oswaldo Sevá Filho

Baixe o painel de especialistas de várias instituições brasileiras (incluindo USP, UFRJ, UNICAMP, UnB, UFPA, INPA), os quais se reuniram e analisaram o EIA/RIMA de Belo Monte. Desta forma os especialistas identificam e  analisam, de acordo com a sua  especialidade, graves problemas e sérias lacunas no EIA de  Belo Monte.
Para quem não sabe...
Estudo de Impacto Ambiental ou Estudo de Impacte Ambiental (EIA) é um documento técnico onde se avaliam as consequências para o ambiente decorrentes de um determinado projeto. Nele encontram-se identificados e avaliados de forma imparcial e meramente técnica os impactes que um determinado projeto poderá causar no ambiente, assim como apresentar medidas mitigadoras. 
Por estas razões, é um importante instrumento de avaliação de impacto ambiental (AIA). Avaliação de Impactos Ambientais (ou AIA), é um instrumento preventivo usado nas políticas de ambiente e gestão ambiental com o intuito de assegurar que um determinado projeto possível de causar de danos ambientais seja analisado de acordo com os prováveis impactos no meio ambiente e que esse mesmos impactos sejam analisados e tomados em consideração no seu processo de aprovação. A elaboração de um AIA é apoiada em estudos ambientais elaborados por equipes multidisciplinares, os quais apresentam diagnósticos, descrições, analises e avaliações sobre os impactos ambientais efetivos e potenciais do projecto.

BAIXE O RELATÓRIO CLIQUE AQUI

VEJA O VÍDEO QUE TRATA DA USINA BELO MONTE EM ENTREVISTA COM O PROF ARSÊNIO OSWALDO SEVÁ FILHO, PhD e  ESPECIALISTA EM ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS DE BARRAGENS E USINAS.


O VÍDEO TEM 4 PARTES CLIQUE SOBRE CADA PARTE PARA ASSISTIR:



Obteve em 1982 o Doctorat ès-Lettres et Sciences Humaines na Universidade de Paris-I Panthéon-Sorbonne, com pesquisa sobre os aspectos políticos e geográficos dos investimentos internacionais em eletricidade, mineração e metalurgia, feita no Laboratoire de Géographie Humaine et Organisation du Territoire. Em 1988, obteve por concurso o titulo de Livre-Docente na área de Mudança Tecnológica e Transformações Sociais , do Instituto de Geociências da Unicamp. Recentemente foi credenciado como docente participante nos cursos de pós-graduação no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, (2007) na Antropologia Social na área de concentração Processos Sociais e Territorialidades e em Ciências Sociais (2008) - na área Processos Sociais, Identidades e Representações no Mundo Rural . Permanece ainda como professor associado MS-5 no Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp, onde , de 1991 a 2007, integrou o corpo docente pleno na área de pós-graduação em Planejamento Energético, tendo criado a disciplina Energia, Sociedade e Meio Ambiente e a linha de pesquisa correspondente, na qual orientou várias teses de Doutorado e dissertações de Mestrado. Nas últimas décadas tem feito extensão universitária colaborando com entidades ambientalistas, indígenas, de populações atingidas por barragens e por outras instalações energéticas, com sindicatos de trabalhadores e com o Ministério Público. Formou-se na graduação em 1971 na Engenharia Mecânica da Politécnica da USP, e obteve o Mestrado na mesma especialidade na COPPE/UFRJ em 1974, tendo sido inicialmente professor de Engenharia na UFRJ e na UFPB em João Pessoa. Em 1975 e parte de 1976, trabalhou comissionado no Ministério de Educação e Cultura, no então Departamento de Assuntos Universitários.

ACESSEM A PÁGINA DO PROF. SEVÁ NA UNICAMP, HÁ VÁRIOS MATERIAIS PARA BAIXAR GRATUITAMENTE SOBRE ASSUNTOS CORRELATOS: CLIQUE AQUI

Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

2 comentários:

  1. Ótimo vídeo, muito bem explicado pra uma linguagem que possamos compreender, esse sim mostra a cara e fala com propriedade, mas muitos só mostram a mão, e nada dizem.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário. Concordo, o vídeo é esclarecedor e comprovadamente de um especialista na área.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br