"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

RECICLA NORDESTE 2011 - “Reciclando com sustentabilidade” - de 03 a 05/11 em Fortaleza

Nos dias 03 a 05 de novembro de 2011 o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI) realizará o evento “RECICLA NORDESTE”. 
“Reciclando com sustentabilidade” é o tema da “RECICLA NORDESTE 2011”. Envolverá uma Mostra de Tecnologias Industriais e Sociais para a Gestão dos Resíduos, Salão de Boas Práticas e Indústria Modelo, Seminário Reciclagem e Meio Ambiente e Palestras Técnicas, Cursos, Workshop e Mostra de Ecoarte Cultura além de eventos paralelos de premiação de ações de Responsabilidade Sócio Ambiental devendo reunir 5000 pessoas no Centro de Convenções do Ceará de 3 a 5 de novembro de 2011.
O evento surgiu devido à conscientização com relação à necessidade de endereçamento das questões sócio ambientais tem evoluído positivamente no século XXI particularmente com o objetivo de migração para um novo modelo econômico produtivo baseado no conceito de Desenvolvimento Sustentável.
Desenvolvimento Sustentável é um conceito sistêmico utilizado pela primeira vez em um relatório de 1987 elaborado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, o Relatório Brundtland.
Segundo o Relatório Brundtland, “Desenvolvimento Sustentável é um desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.
Um dos principais instrumentos de evolução para um modelo de Desenvolvimento Sustentável é a implantação de políticas públicas de Gestão de Resíduos visando minimizar os impactos ambientais e econômicos decorrentes de seu descarte incorreto.
O Brasil produz 161.084 mil toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) por dia, segundo a última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB 2088) do IBGE. A Região Nordeste apresenta a situação mais crítica, com a maior geração diária de resíduos por habitante e 51% dos 1.688 lixões espalhados pelo País. A situação exige soluções para a destinação final dos resíduos no sentido de aumentar a reciclagem e diminuir o seu volume, ou seja, é preciso ter menos lixo e só enviar para os aterros os rejeitos.
Neste contexto, no dia 2 de agosto de 2010 o Governo Federal promulgou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305, através da qual espera-se reduzir o desperdício de materiais passíveis de serem reciclados e a indução do estabelecimento de um novo modelo tanto na cadeia produtiva como na de consumo. 
A Política Nacional de Resíduos, disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, entre outros. O texto da lei estabelece diretrizes para reduzir a geração de lixo e combater a poluição e o desperdício de materiais descartados pelo comércio, pelas residências, pelas indústrias, por empresas e hospitais.
Baseado neste cenário bem como no das realidades locais, o Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Instituto de Desenvolvimento Industrial (INDI), lançou em 2010 a iniciativa “RECICLA NORDESTE”.
Em sua primeira edição a “RECICLA NORDESTE” reuniu um público de 3.728 pessoas, 2.212 inscritos, gerou R$ 3,72 milhões em negócios realizados, R$ 2,72 milhões em negócios prospectados, e patrocinou a arrecadação de 1,2 toneladas de alimentos doados para a SOCRELP.

Para obter mais informaçõe e se inscrever no evento CLIQUE AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br