"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Palestra sobre Logística Reversa: em busca da sustentabilidade empresarial na Faculdade IBGM de Recife

Na semana passada dia 14/10/2011 tive o prazer de ministrar uma palestra sobre Logística Reversa: em busca da sustentabilidade empresarial para a turma do 3º período do curso de Logística da Faculdade IBGM de Recife.
Na ocasião tive uma conversa com os alunos, ressaltando a importância da integração de todas as sub-áreas da Logística Empresarial, incluindo a Logística de Suprimentos, Logística de Produção, Logística de Distribuição e Logística Reversa. Esta última área foi o foco da palestra e tentei demonstrar para os alunos como esta recente área da Logística, que agora está em evidência devido à sanção da Política Nacional dos Resíduos Sólidos pode contribuir para a implementação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial. 
Ressaltei para os alunos, que quando tratamos de sustentabilidade estamos falando do tripé: desenvolvimento econômico, desenvolvimento ambiental e desenvolvimento social e não somente do aspecto ambiental, o que muitos erroneamente acreditam ser a sustentabilidade.  A logística reversa, neste sentido auxilia as empresas a implementar práticas que viabilizem este conceito de forma duradoura em seus negócios.
Fiquei entusiasmada e surpresa com o interesse e participação dos alunos, todos fizeram muitas perguntas,  ficou difícil até mesmo de responder a todos os questionamentos em função do tempo, mas como disse a eles, estou à disposição para respondê-los através do blog e redes sociais.  Isso prova que a turma está preparada e consciente do seu papel como futuros gestores logísticos, que com certeza não esquecerão da logística reversa quando estiverem atuando nesta profissão maravilhosa.
Assim, surgiram diversos assuntos correlatos à logística reversa nos questionamentos como a questão da obsolescência planejada, consumismo exagerado, crise econômica mundial,  importação irregular de "lixo"para o Brasil, a responsabilidade dos países desenvolvidos e também a nossa responsabilidade como consumidores, o papel dos catadores e é claro, o que não poderia faltar: a PNRS.
Agradeço imensamente o convite do prof. Msc Ednaldo Isidoro, que ministra a disciplina de Tópicos Especiais de Logística, a qual têm por objetivo trazer discussões atuais sobre o ramo em questão a fim de inserir  os graduandos diante de situações e conhecimentos pertinentes à àrea e o parabenizo pela excelente condução da turma.
Me senti honrada pelo convite, ainda mais por saber que uma das pessoas que mais admiro na área de Logística Reversa, o Prof. Paulo Roberto Leite, presidente do CLRB e autor do Livro Logística Reversa: meio ambiente competitividade, já havia ministrado uma palestra no ano passado na Faculdade IBGM, e o objetivo foi justamente comparar o que um dos precursores da Logística Reversa no Brasil e uma das suas seguidoras estão estudando, ao mesmo tempo confesso que também fiquei ansiosa por atender às expectativas dos alunos. Para quem não sabe, o livro do prof. Paulo Roberto Leite foi minha inspiração para iniciar as pesquisas sobre o tema em 2004, logo após o lançamento do seu primeiro livro. 
Na ocasião tive oportunidade de fazer um tour pela Faculdade IBGM e fiquei admirada com a estrutura e inovação da mesma. Além disso fui presenteada com brindes da Faculdade ao final da palestra pelo representante da turma,  os quais adorei e agradeço muito!
Finalizo agradecendo novamente a oportunidade, parabenizando os alunos, professores, coordenadores de cursos e a Faculdade IBGM por esta iniciativa, além disso me coloco à disposição para novas conversas sobre Logística e SCM!

Abraços a todos!


Por: Patricia Guarnieri para o Blog Logística Reversa e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br