"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Nestlé,Tetra Pak e Braskem lançam tampa de "polietileno verde"

A Nestlé, em parceria com a Tetra Pak e a Braskem, lançou em agosto embalagens com tampas de polietileno feitas a partir de derivados da cana-de-açúcar que é uma fonte renovável. Com a iniciativa, os leites UHT Ninho, Ninho Levinho, Ninho Baixa Lactose e Molico já estão nos pontos de venda com as novas tampas.
O polietileno desenvolvido pela Braskem é produzido a partir de derivados da cana, sendo posteriormente transformado em plástico para a produção das tampas. O processo contribui para a redução global das emissões de gases de efeito estufa, já que o cultivo da cana-de-açúcar utilizada na fabricação absorve gás carbônico da atmosfera.
“Trata-se de uma iniciativa inovadora que agrega ainda mais valor aos nossos produtos. Nossa participação nesse projeto está totalmente alinhada à plataforma mundial de responsabilidade social da Nestlé”, afirma Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil. O conceito fundamenta-se na premissa de que, para o sucesso dos negócios no longo prazo, tão importante quanto gerar valor para os acionistas é gerar valor para a sociedade em que a empresa está inserida.
Do ponto de vista da Tetra Pak, a opção por utilizar recursos renováveis reflete seu compromisso com o meio ambiente e as futuras gerações. Atualmente, todo papel usado na fabricação das embalagens cartonadas no Brasil é proveniente de florestas gerenciadas de acordo com princípios de manejo florestal responsável, com certificação do FSC (Forest Stewardship Council). “A utilização de polietileno de cana-de-açúcar é mais um grande passo em busca de nosso objetivo de oferecer uma embalagem 100% renovável”, explica Paulo Nigro, presidente da Tetra Pak Brasil.
Por sua vez, a Braskem, maior produtora mundial de biopolímeros, está plenamente associada aos seus parceiros no compromisso com a promoção da sustentabilidade. Segundo seu presidente Carlos Fadigas, “participar dessa iniciativa ao lado de empresas que são líderes globais em seus setores de atuação é muito importante para a Braskem”. Em setembro do ano passado, a empresa inaugurou uma fábrica no Rio Grande do Sul para produzir 200 mil toneladas de “plástico verde” a fim de atender à crescente demanda pelo produto.

Fonte: CEMPRE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br