"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 28 de junho de 2011

Redução e reutilização de embalagens - Dicas de reutilização de potes de vidro

Já postei aqui no blog certa vez uma dica referente às embalagens e hoje encontrei uma matéria postada em um blog da Revista Sustentabilidade muito interessante, a qual resolvi compartilhar com vocês. Sejamos realistas, atualmente, é impossível eliminarmos as embalagens que são lançadas e colocadas no mercado, isso deve-se ao aumento do poder de compra e, consequentemente, do consumo do brasileiro e também de fatores como praticidade. Temos que admitir que a evolução das embalagens resolveu um problemão enfrentado antigamente pelos consumidores, quando os produtos eram vendidos a granel, e cada consumidor levava sua embalagem para poder carregar o produto até sua casa. Imaginem comprar sucrilhos, feijão, arroz, carne, etc, etc, etc... sem as embalagens que temos hoje! Além de mais higiênico, admitamos que é mais prático. No entanto, esta facilidade e praticidade para o consumidor gerou o problema do descarte inadequado e irresponsável de embalagens no meio-ambiente, o aumento destes resíduos é o maior problema relacionado ao lixo urbano. Mas como eu sempre digo: Nossas pequenas atitudes, unidas a outras pequenas atitudes podem transformar esta situação. Mas como??
No momento do consumo, podemos escolher embalagens que podem ser reutilizadas, ou aquelas que são mais facilmente recicladas e não perdem as propriedades básicas neste processo, ou ainda aquelas que são biodegradáveis. Eu acredito que a atitude de querer banir as embalagens é muito radical, temos que ser "ambientalistas realistas", já que não podemos eliminá-las, podemos "reduzir" o consumo ou "comprar conscientemente". Por exemplo, se eu quero comprar um suco e tenho duas opções: "lata e plástico". Sabemos que o ciclo de vida de uma latinha é de no máximo 30 dias, ou seja desde o momento que consumimos o produto e este é reciclado, levam no máximo 30 dias para esta latinha ser transformada em uma nova latinha para um novo produto, e esse processo ocorre sem que esta latinha gere outro resíduo, porque o alumínio ou aço do qual é feita é 100% reciclável, o que não ocorre com a maioria dos plásticos. 
Outro exemplo, se tenho uma embalagem de vidro que pode ser reutilizada, devo dar preferência a esta do que uma embalagem que terei que jogar fora após o uso, por não ter mais utilidade. Vocês conseguem perceber como pequenas atitudes fazem a diferença?? A minha atitude, a sua e a de outras tantas pessoas se vistas juntamente, representam muito nessa luta a favor do meio ambiente. 
Desta forma, acho legal compartilhar a matéria abaixo com vocês, para que percebamos como podemos reduzir de forma ambientalmente correta e "realista" o descarte inadequado de embalagens.
Por: Patricia Guarnieri - Blog Logística Reversa e Sustentabilidade
**********************************************************************************
Confira dicas para reutilizar potes de vidro
Às vezes reutilizar um material é bem mais fácil do que se imagina. Além de poupar recursos, você poupa o meio ambiente deixando de descartar materiais que poderiam ser reutilizados tomando nova vida.
Um bom exemplo disso são os abundantes frascos de vidro presente em diversos tipos de alimentos e que normalmente são descartados, sem serem encaminhados à reciclagem.Confira sete opções de como reutilizar este material:
1. Recipientes de vidro, geralmente transparentes, são ótimos para serem utilizados como potes organizadores. Os pequenos frascos, facilmente guardados em gavetas ou colocados em prateleiras, podem armazenar miudezas como parafusos, pregos, agulhas, botões, miçangas, entre outros.
2. Recipientes maiores podem guardar massas, farinhas, arroz, açúcar e especiarias. Eles podem ser armazenados na dispensa ou sobre a bancada da cozinha como parte da decoração. Se preferir, cole uma etiqueta para identificar as especiarias, por exemplo.
3. Frascos de geléia são reaproveritados para o mesmo fim, depois de bem lavados e escaldados em água fervente ou podem armazenar compotas e doces caseiros.
4. Porta velas para decoração é outra utilidade dos potes de vidro para um design diferenciado.
5. Frascos de requeijão ou chocolate em creme, por exemplo, podem ser reaproveitados como copos. Eles geralmente vêm com desenhos decorados e as crianças adoram.
6. Se você produz seu próprio licor em casa, a dica é reaproveitar garrafas de vinho para armazená-los.
7. Aproveite pequenos potes para armazenar tinta ou como suporte para pincéis.

Por: Alana Rany
Disponível em: Revista Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br