"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 28 de junho de 2011

Craft Engenharia realiza a reciclagem de resíduos da construção civil no próprio canteiro de obras através de um reciclador móvel

Enquanto os municípios se adequam à legislação ambiental, que determina o descarte de resíduos sólidos da construção civil em áreas pré-determinadas para posterior reciclagem, a Craft Engenharia – empresa brasileira especializada em construção pesada, demolições, terraplenagem e pavimentação – adiantou-se às exigências, utilizando um equipamento, único no país, capaz de efetuar a reciclagem no próprio local da obra. 
O reciclador móvel é de origem austríaca e trabalha em conjunto com outra máquina, cuja função é preparar os resíduos de demolição que irão alimenta-lo. O resultado da reciclagem é um material que pode, em muitos casos, cumprir as funções da brita, sendo reutilizado na própria obra para aterros, reforço de sub-leito e construção de sub-base de pavimentação. A economia para o construtor vai mais além, uma vez que se elimina o custo de transporte do entulho para as áreas de descarte. Outra vantagem do equipamento é a sua agilidade que não exige nenhum tipo de montagem especial, podendo ser movido, colocado ou retirado do canteiro de obra em qualquer momento, oferecendo, portanto o benefício de ser utilizado em obras das mais diversas dimensões.
Completando um ano de operação, o reciclador móvel de resíduos da construção da Craft Engenharia já comprovou sua eficiência em dez obras de grande porte, cujo volume total chega a 40 mil toneladas de material reciclado, das quais 85% foram utilizadas nas próprias obras.
Pioneirismo e preocupação ambiental: Os resíduos da construção civil e demolições representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras, segundo dados da Secretária Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. De acordo com a pesquisa, este percentual corresponde a 90 milhões de toneladas de lixo/ano, que deve ser depositado em áreas previamente estabelecidas, obedecendo a regras e normas ambientais criadas pelos estados e municípios de acordo com as leis que tratam do tema.
Conhecida por seu pioneirismo em soluções para construção pesada e demolição, detentora de diversos records de rapidez na execução de grandes obras no país, a Craft Engenharia sempre dedicou grande atenção à questão do meio ambiente, particularmente à reciclagem. O reciclador móvel vem se juntar ao reciclador estacionário, desenvolvido pela própria Craft como solução ecologicamente correta e econômica para as obras das quais participa.
Sobre a Craft Engenharia: Agilidade, rapidez e vanguarda é a fórmula com que a Craft Engenharia vem, há mais de trinta anos, consolidando sua reputação de excelência, no mercado de construção civil brasileiro. Adiantando-se as demandas de seus clientes, prognosticando as tendências da indústria de construção civil, principalmente no que se refere a equipamentos e legislação ambiental, apoiando e patrocinando a pesquisa de novos métodos e materiais, a empresa consolidou reputação de excelência em todas as suas áreas de atuação: locação de equipamentos, construção civil, construção pesada, terraplenagem, pavimentação e descontaminação.
A história da Craft é marcada pela ousadia e pioneirismo que lhe valeu recordes em obras de emergência e de cronograma rígido. Foi ela, a primeira empresa de engenharia brasileira, a adquirir um Crusher Hidráulico, equipamento que demole o concreto e corta as ferragens simultaneamente. Mais recentemente, atenta a legislação ambiental das grandes cidades e a crescente tendência das construções sustentáveis, a Craft, importou o primeiro reciclador móvel de resíduos da construção civil. Na área de pesquisa a Craft mantém longa parceria com o Setor de Pavimentos de Geotécnica da COOPE/UFRJ, disponibilizando sua usina de asfalto e sua tecnologia para testes de campo dos pesquisadores da universidade. A Craft Engenharia tem sua sede, no distrito de Campo Grande e escritório técnico comercial no bairro da Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro


Disponível em: Administradores.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br