"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Projeto Recarga Verde - Coleta de pilhas, baterias e inservíveis eletrônicos

Olá pessoal, 
Conheci um projeto muito interessante e gostaria de compartilhar com vocês. Além de efetuar a logística reversa de pilhas, bateriais e outros inservíveis eletrônicos, o projeto trabalha com a educação ambiental na base da nossa sociedade, os "cidadãos de amanhã", para quem sabe... no futuro o Brasil ser um lugar melhor para se viver. Confiram!
O Projeto Recarga Verde é uma iniciativa  da ADS Green, acesse o site:  http://recargaverde.com.br/, o projeto realiza a coleta de pilhas, baterias e outros inservíveis eletrônicos em escolas e colégios. O tema sustentabilidade e as boas atitudes para com o nosso ambiente são compartilhadas por meio de uma grande rede de boas idéias e troca de experiências. Passatempos, cartilha e manual de boas práticas estão também sempre disponíveis no  blog! http://blogdorecargaverde.blogspot.com/
O principal objetivo do projeto  é incentivar alunos, educadores e familiares a praticar a coleta e a reciclagem e a sempre contribuir com nosso planeta! Todos são bem vindos a se integrarem ao blog e twitter e compartilhar boas práticas!
Como funciona? Todos os colégios participantes do projeto recebem minicoletores e displays para a arrecadação de pilhas, baterias e outros inservíveis eletrônicos. Tais recipientes são certificados e especiais para a coleta e armazenamento desses materiais. Os coletores serão dispostos no colégio de forma que todos os alunos possam contribuir e fazer parte da coleta! O Recarga fará parte do seu dia-a-dia!
Para participar, é fácil! Basta que as crianças, pais e professores levem o material para escola em uma embalagem descartável e deposite no minicoletor ou display Recarga! Sempre com bastante cuidado e longe dos alimentos ou materiais que podem ser contaminados. Um coordenador ou educador do colégio irá reunir todo o material e assim que o tubo coletor estiver todo preenchido, é só  chamar! A ADS Green vai buscar as pilhas e baterias!
O material será coletado, pesado e encaminhado a uma indústria química especializada em seu reprocessamento. A quantidade coletada pelo colégio será marcada em nossa balança e disponibilizada em nosso site. O colégio participante recebe um certificado com o peso encaminhado para o  reprocessamento e seu resultado. 
A linguagem utilizada pelo projeto para atingir as crianças é muito interessante, para tanto criaram o personagem: Recarga. Dêem uma olhada na comunicação do personagem com o público infantil:
- Fala pessoal! Todo mundo ligado? Sou o Recarga, uma pessoinha elétrica formada a partir de um visor de celular antigo, cabos e plugs de tomadas que alguém não estava mais usando carregadas por uma super pilha verde. Esse sou eu, um mascote que vive flutuando cheio de energia por aí em busca de novos jeitos de cuidar muito bem do nosso planeta. Como eu mesmo fui criado com elementos eletrônicos reutilizados, vivo incentivando todos que conheço a reutilizar os materiais e a reciclar tudo o que não tem mais uso.
Minha grande missão é mostrar pra todo mundo como é importante coletar pilhas, baterias e acessórios eletrônicos e reciclá-los! Porque sei que aqui dentro dessa minha pilha tem substâncias que podem poluir e muito nosso ambiente, por isso, a gente não pode jogar em lixo comum! Sempre que a minha energia acaba, a pilha tem que ser reciclada!
Fazendo isso, a gente enche o planeta de energia verde, porque esse material, que antes parecia não servir para mais nada, vira muita coisa bacana! Acreditam que as minhas últimas pilhas se transformaram em tintas para cerâmica? Eu adoro saber disso e quero animar todos os meus novos amigos a reciclarem também! Tem algum brinquedo por aí que está sem energia? Um vídeo-game celular ou carrinho?
Vamos reciclar suas pilhas e gerar vida nova para todo o planeta! Juntos, vamos espalhar essa boa energia!
Ah! Estou sempre por aqui, viu? Tem alguma pilha para descartar? É só me chamar! - 
Como podem ver, é um projeto que merece ser divulgado, como eu sempre comento aqui no blog, não basta somente que resolvamos o problema dos resíduos que já foram gerados, temos que educar a população e trabalhar no sentido de reduzir a geração dos resíduos e conscientizar cada vez mais pessoas para o descarte correto. Como a maioria sabe, os resíduos de pilhas, baterias e outros inservíveis eletrônicos, quando descartados inadequadamente no lixo comum ou outros locais, podem contaminar  solo, rios e lençóis freáticos e causar danos sérios à saúde, pois estes resíduos contém materiais pesados, que causam diversas doenças, dentre elas o câncer.
Vamos fazer nossa parte! Divulguem o projeto aos seus contatos!

Por: Patricia Guarnieri, texto adaptado do Projeto Recarga Verde, disponível no site: http://recargaverde.com.br/

Um comentário:

  1. ÓTIMAS INFORMAÇÕES E ÓTIMO SITE DA RECARGA VERDE! PARABÉNS,ADQUIRI INFORMAÇÕES PARA MINHA SIPAT OBRIGADO!

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br