"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 12 de abril de 2011

Moda verde - Adidas pretende utilizar 100% de Better Cotton até 2018 e lança coleção de moda sustentável

O Grupo Adidas apresentou a Estratégia Ambiental, um plano de cinco anos para reestruturar a abordagem da empresa para a gestão ambiental. Com a extensão de programas já existentes em todas as fases da cadeia de valor dos produtos, a empresa quer oferecer opções mais sustentáveis para os consumidores.
Uma das ações propostas é o compromisso da empresa em utilizar 40% de Better Cotton (algodão com baixo consumo de água e pesticidas) em 2015 e 100% até 2018. O Better Cotton é o algodão produzido com uma relevante redução do consumo de água e pesticidas na cultura e produção. Outro ponto do plano é o chamado “Green Company”, que propõe a certificação das empresas do grupo Adidas. Cada sede agiria localmente, mas pensando em uma gestão global dos problemas ambientais.
No histórico de sustentabilidade da empresa estão a melhoria das condições de trabalho nas fábricas de fornecedores e suas comunidades. (*)
Uma das marcas de tênis mais renomadas do mundo, a Adidas aproveita seu estilo inconfundível para criar modelos que misturam moda e consciência ecológica. “Grün”, que significa “verde” em alemão, foi a palavra escolhida para dar nome à linha. Para criar os modelos, a Adidas se inspirou em coleções antigas e fez releituras que resultaram em produtos modernos com toque retrô.
Fabricados com materiais biodegradáveis, apresentam na composição da matéria prima sementes de girassol, fibras de cânhamo e de bambu, além de soja misturada ao algodão.Os idealizadores da linha Grün tiveram a intenção de mostrar que, para ser ecologicamente correto, não precisa ser necessariamente um “ecochato”. Fazer pequenas mudanças de hábitos e trocar alguns produtos convencionais por outros biodegradáveis pode ser suficiente. O objetivo da linha Grün, é ajudar o meio ambiente utilizando matéria-prima renovável. Com materiais reciclados e totalmente feitos a partir de materiais naturais, a coleçao Grün oferece uma gama de produtos, que é A totalmente biodegradável. Sua linha reciclada é feita de materiais como pneus velhos e restos de fios, entre outros. (**)

Por: Adaptado de (*) Gisele Eberspächer (Atitude Sustentável) e (**) Adidas Grun e Blog Linguagem Pop
Mais informações: http://adidasgrun.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br