"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 9 de janeiro de 2011

Projeto Windowfarms - Fazenda na janela utilizando garrafas PET

Quem disse que é preciso ter quintal ou varanda para começar uma horta urbana? Buscando uma maneira de cultivar vegetais em espaços pequenos, a americana Britta Riley recorreu a uma solução criativa: a utilização de um sistema vertical de cultivo hidropônico – conhecido como Windowfarm – ideal para produzir morangos, tomates, alfaces e ervas na janela de um apartamento mesmo durante o inverno rigoroso do hemisfério norte. 

O seu funcionamento é bem simples. Uma bomba de ar promove a circulação de uma solução de água e nutrientes entre uma coluna de garrafas pet, onde são colocadas as plantas. O líquido não absorvido pelos vegetais retorna ao reservatório e é novamente bombeado para o primeiro frasco, dando início a um novo ciclo. Quase todo o material necessário para a construção desse modelo é reciclado e, lá fora, ele pode ser montado com 30 dólares (cerca de 50 reais).
Decidida a difundir e aperfeiçoar esse sistema, Riley deu início ao Windowfarms Project, uma plataforma online em que os adeptos do cultivo hidropônico vertical identificam problemas e discutem soluções para melhorar o seu funcionamento. Graças à colaboração dos membros do projeto, já foi possível melhorar o design e a eficiência do equipamento, que se tornou mais produtivo, menos barulhento e mais fácil de manter.
No entanto, o principal objetivo desse projeto não é criar um produto perfeito, mas incentivar os seus participantes a encontrar soluções criativas para o seu dia-a-dia e compartilhar os resultados com outras pessoas, processo que Riley chama de Research and Develop It Yourself (algo como “Pesquise e faça você mesmo” em português). Hoje em dia, a comunidade dos windowfarmers tem cerca de 13 mil membros espalhados pelos Estados Unidos, Europa e Ásia que, além de ter alimentos frescos o ano todo, contribuem com novas ideias para levar uma vida mais sustentável.
Assista ao vídeo no youtube:

Por: Luana Caires
Fonte: O Eco Cidade/ The Windowfarms Project

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br