"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 9 de janeiro de 2011

Moda sustentável: Direto do ferro-velho para o guarda-roupa

Em um momento de distração, enquanto contemplava os assentos do seu Volvo, Dustin Page, estilista americano, viu a possibilidade de criar peças exclusivas que, devido à espessura e à qualidade do revestimento, pudessem ser ao mesmo tempo descoladas e duráveis. Aquele couro levemente desgastado, mas em boas condições, não deveria parar no lixo quando o carro virasse sucata. Ao contrário, era um material excelente para uma linha de roupas e acessórios. Ele então se associou ao empresário Aaron Parrish e juntos lançaram a marca Platinum Dirt, que confecciona jaquetas e bolsas através da reciclagem do revestimento de carros de luxo como Cadillacs, Jaguars, BMWs e Mercedes.
Copyright © 2010 :: PLATINUM DIRT LLC :: All rights reserved.
O processo de confecção das jaquetas é trabalhoso. Primeiro os bancos dos carros são retirados, cada costura do revestimento é desfeita e o couro é separado da espuma, processo que leva em média cinco horas. Depois, o tecido é levado para o ateliê onde é costurado a mão e, após 12 horas de trabalho, se transforma em uma VIN Jacket, assim chamada porque todas as peças possuem o número do veículo que lhes deu origem (VIN quer dizer Vehicle Identification Number). Além do couro, os pequenos adornos encontrados nos automóveis também são reaproveitados, e acabam virando enfeites para os zíperes.
Aproveitando o sucesso da linha – que já foi adotada por celebridades como Jamie Foxx, Jeremy Piven eAdrian Grenier –, Page e Parrish querem criar um programa de TV, uma espécie de reality show com foco em ações sustentáveis. Além de mostrar todo o processo de criação das jaquetas, o programa quer premiar pessoas com ideias originais relacionadas à sustentabilidade e incentivar comportamentos ambientalmente responsáveis.
O mundo da moda parece estar cada vez mais ligado na reciclagem. Nem por isso ficou barato. Os mimos da Platinum Dirt custam entre 1.200 e 1.500 dólares, daqueles bem verdinhos.

Por: Luana Caires
Fonte: O Eco Cidade/Platinum Dirt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br