"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 9 de janeiro de 2011

Biogás de dejetos humanos move ônibus em Oslo/Noruega

Na capital da Noruega uma simples ida ao banheiro ajuda a tornar mais sustentável o transporte público. A cidade criou uma estação de tratamento de esgoto que produz biometano em quantidade suficiente para fornecer combustível a 80 ônibus. Além de diminuir em 70% a emissão de óxidos de nitrogênio, a utilização desse biogás também reduz em 98% a emissão de material particulado, um dos poluentes mais nocivos para a saúde.
Nessa estação, os dejetos são filtrados e em seguida são bombeados para grandes tanques, onde permanecem por 14 dias a uma temperatura de 55ºC. Desse processo é obtido o biometano, que então é levado para um depósito onde é armazenado em containers ligados por mangueiras aos postos de abastecimento.
Além da produção de biometano a partir do tratamento do esgoto, a cidade também pretende investir na obtenção de biogás a partir da incineração de lixo para que todos os 400 coletivos da frota possam ser movidos a combustível limpo. Com essas medidas, o país pretende cumprir a meta de reduzir em 50% a emissão de gases estufa até 2030 e em 80% até 2050.
Veja como isto funciona:

Por: Luana Caires
Fonte: O Eco Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br