"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Moda reciclada - Projeto Interdisciplinar Reciclarte em Sergipe

Transformando o lixo em arte. Essa é a proposta do Projeto Interdisciplinar Reciclarte, promovido pelo Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. O ápice do projeto aconteceu no dia 30/11 com a participação de alunos dos ensinos médio e fundamental, que participaram de desfile de moda reciclada, apresentação de dança e dos projetos desenvolvidos pela unidade de ensino. “É um trabalho de conscientização que objetivamos levar para as famílias dos nossos alunos e a comunidade sobre a importância de preservar o meio ambiente”, disse a professora Eliane Sobral Flores, coordenadora do projeto, que teve início em 1996.
A professora lembrou que o projeto sergipano já foi premiado em Brasília. “Na ocasião, recebemos um prêmio no valor de R$ 20 mil. Com esse projeto, estive na América Central, em El Salvador e na Amazonas. Quero ressaltar a participação da equipe diretiva do Colégio Presidente Costa e Silva, dos professores e dos estudantes para o sucesso do projeto”, disse Eliane Sobral. Este ano, a programação do Projeto Interdisciplinar Reciclarte iniciou em 24/11, no Teatro Lourival Baptista, com a “Mostra Costão”. Professores, estudantes e funcionários que se aposentaram esse ano foram homenageados pela direção da escola. Para a coordenadora pedagógica, professora Cícera Guedes, todos os trabalhos foram direcionados às temáticas da preservação do meio ambiente e reciclagem.
“O estudante aprendeu a importância dos recursos naturais e o de produzir materiais recicláveis, através da prática e da teoria”, disse a coordenadora. A festa de encerramento começou no início da tarde com o desfile. Damirys Vasconcelos, estudante do 1º ano do ensino médio, participou usando um vestido reciclado de garrafas plásticas pintadas de esmalte. “Este projeto é muito importante para o meio ambiente. Quero aproveitar a oportunidade para elogiar a direção do colégio e a professora Eliane Sobral”, disse a estudante. Para ela, a conscientização de preservar o meio ambiente tem que começar em casa, no meio familiar. “Depois é que levaremos para a escola e para a comunidade em que vivemos”, disse.
A estudante do 1º ano do ensino médio, Andrezza Gleite, exibia um vestido preto feito de fitas cassete. “Esse projeto tem uma importância fundamental para o meio ambiente. O mais interessante é que toda comunidade estudantil participa ativamente dele, além das famílias e da própria comunidade”, enfatizou. Já Larissa Santos Nascimento, estudante do 1º do ensino médio, desfilou com um vestido TNT colocado com recortes de jornais. “O mais importante é alertar as nossas autoridades e a população sobre a importância da preservação do meio ambiente”, disse a estudante. A direção do Colégio armou estandes para mostrar alguns projetos que foram desenvolvidos pelos alunos no decorrer de 2010.

Fonte: Plenário/Blog do Colégio Estadual Presidente Costa e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br