"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Ilha Reciclada - Ilha Flutuante no Oceano Pacífico feita de Resíduos Plásticos Reciclados do Oceano

A "ilha reciclada" é um projeto de pesquisa do escritório WHIM Architecture, sobre o potencial de realizar uma ilha flutuante habitável no Oceano Pacífico, feito de todos os resíduos de plástico que está momentaneamente flutuando no oceano.
A proposta tem três objetivos principais: limpeza de nossos oceanos a partir de uma quantidade gigantesca de resíduos plásticos, criando novas terras e a construção de um habitat sustentável. A ilha reciclada procura as possibilidades de reciclar os resíduos de plástico no local e reciclá-lo em uma entidade flutuante. As marinhas e aspectos técnicos construtivos participam no projecto de criação de uma digna ilha do mar.
No Oceano Pacífico, uma enorme quantidade de resíduos de plástico são descobertos. O mar tornou-se nosso maior despejo. Por causa das correntes circulares, esses plásticos nunca vão chegar a terra e vão ficar no mar para sempre.
A maior concentração de resíduos de plástico é, neste momento, encontrado no Oceano Pacífico, levando o lixo do Canadá, EUA, Japão, China, Coréia, Indonésia, etc. Mas essas correntes circulares também tem lugar no Oceano Índico e no Oceano Atlântico trazendo uma concentração similar de resíduos nos seus centros.
O plástico é fatal para uma grande parte de nossa vida marinha. Para começar com o albatroz, estes pássaros ao verem o plástico flutuando, o imaginam como alimento e enchem o estômago com ele. Claro que o plástico não é digerido, e enquanto o plástico preenche o estômago destas aves, tira a fome das mesmas. As aves morrem de inanição e de outras patologias provenientes da desnutrição e com o corpo cheio de plástico.
Quando o plástico fica no oceano tempo suficiente, alguns plásticos quebram em pedaços menores, que também vão ser comidos pelos peixes. Causando diversos problemas na fauna marinha que se alimentam destes peixes que possuem lixo plástico dentro do organismo.
As principais características da ilha são resumidas:
1. Realizado a partir de resíduos plásticos em nossos oceanos. Irá limpar nossos oceanos intensamente e ela vai mudar o caráter dos resíduos plásticos de lixo para material de construção. A coleta dos resíduos de plástico irá se tornar muito mais atraente.
2. A ilha é habitável, onde ela terá seu valor como terrenos e é um habitatpotencial para uma parte do montante crescente de refugiados do clima.
3. A área habitável é concebida como um ambiente urbano. Hoje em dia já metade da população mundial vive em condições urbanas, que tem um enorme impacto na natureza. A realização da mistura dos ambientes de uso é a nossa esperança para o futuro.
4. A ilha é construída como um ambiente de vida verde, do ponto de vista de umhabitat natural. O uso de banheiros de compostagem em criar um terreno fértil é um exemplo nesse sentido.
5. É um habitat auto suficiente, que não é (ou quase), dependendo de outros países e encontra seus próprios recursos para sobreviver. O assentamento tem sua própria energia e fontes de alimento.
6. A ilha é ecológica e não poluente, e não afeta o mundo de forma negativa. Sua constituição natural e de fontes não poluentes é utilizada para deixar a ilha existir em harmonia com a natureza.
7. O tamanho da cidade flutuante é considerável em relação à enorme quantidade de lixo plástico no oceano. A maior concentração de plástico tem uma pegada do tamanho da França e Espanha juntas. O ponto de partida é criar uma ilha com a cobertura de 10.000Km². Este é relativamente o tamanho da ilha do Havaí.
8. O local é o Giro do Pacífico Norte, onde, neste momento, a maior concentração de resíduos de plástico são descobertos. Esta é geograficamente um belo recanto ao noroeste do Havaí. Através da reciclagem e construção utilizando o material diretamente do local com a maior concentração de resíduos plásticos dos oceanos, os transportes dos resíduos por longas distâncias são evitados. Devido ao caráter flutuante a posição pode eventualmente ser alterada.
9. A ilha possuirá condições de suportar edificações elevadas inclusive, tendo várias áreas diferentes, como áreas urbanas, de agricultura, de geração de energia, etc.
Para maiores informações clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br