"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

CDS - Centro de Desenvolvimento Sustentável completa 15 anos

O Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília completou 15 anos dia 10 de dezembro/2010. Tempo suficiente para a formação de cerca de 500 mestres e doutores especializados na construção de uma sociedade ambientalmente mais responsável e socialmente mais justa. A comemoração ocorreu juntamente com o lançamento do livro O Desafio da Interdisciplinaridade.
Inspirado na Rio-92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), atualmente o centro, que teve como um de seus fundadores o senador e ainda professor do CDS, Cristovam Buarque, conta com 60 pesquisadores responsáveis por cerca de 30 projetos de pesquisa. “Baseamos nosso trabalho em dois pilares: a interdisciplinaridade e a sustentabilidade”, explica o sociólogo Elimar Pinheiro do Nascimento, diretor do CDS.
O encontro de profissionais de diversas áreas em busca do aprofundamento de conhecimentos sobre questões relacionadas ao meio ambiente é uma marca do CDS. Nas salas de aula do Centro, que hoje funciona no mesmo local do CET – umas casinhas brancas ao lado da Faculdade de Educação – encontram-se biólogos, economistas, jornalistas, advogados, antropólogos que atuam em diversas linhas de pesquisa, como Governança, Gestão de Território e Mudanças Climáticas.
Comemoração – “Estamos finalizando o planejamento estratégico do CDS para 2011”, adianta Elimar. A expectativa do Centro para o próximo ano será focar no aumento do intercâmbio com professores e faculdades do exterior. “Além disso, aguardamos a construção da sede própria, que já teve o edital de licitação para construção da primeira etapa publicada no Diário Oficial”, observa. Hoje, o programa de pós-graduação do CDS conta com nota 5 na avaliação da Capes, uma das mais altas da UnB.
A comemoração dos 15 anos do CDS começou nesta quarta-feira, 8 de dezembro, com uma palestra do jornalista André Trigueiro, repórter ambiental da GloboNews e da rádio CBN. Ele falou sobre o papel da mídia na cobertura do tema, a importância de uma academia aberta e sobre as transformações do planeta com as mudanças climáticas. A celebração continua com o lançamento do livro nesta sexta-feira, organizado pelos professores Elimar Pinheiro do Nascimento e José Augusto Drummond.

Fonte: UnB/Ambiente Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br