"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Tecido é nova opção para reciclar garrafas PET

Calças e paletós confeccionados a partir de tecidos criados do reaproveitamento das fibras de poliéster das garrafas PET e dos retalhos de algodão. Por meio desta idéia, os alunos da Escola Senai “Francisco Matarazzo” de São Paulo (SP), pretendem diminuir o impacto ambiental causado pelos produtos PET, aumentando assim o seu índice de reciclagem, que hoje é de 48%, e aproveitar retalhos de algodão, que na maioria das vezes são descartados.
A produção do tecido ocorre a partir da fiação das tiras cortadas das garrafas PET e da fiação das tiras de algodão. Os fios obtidos formam tecidos resistentes e de bom isolamento térmico, “indicados para a produção malhas comercialmente viáveis, a partir de uma tecnologia simples e de baixo custo”, explica a estudante Sheyla Constantino.
Por meio desta produção, as cooperativas que trabalham com a reciclagem das garrafas PET poderão ampliar sua atuação ou novas cooperativas poderão surgir.
Por: Alan Meguerditchian
Fonte: Revista Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário