"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Reciclagem de óleo de cozinha

O Projeto “Óleo Vivo” de ação social para o desenvolvimento saudável do meio ambiente através da coleta seletiva de óleo de cozinha e seus derivados nos condomínios da cidade de São Paulo foi solicitado pela empresa SíndicoNet, empresa que representa cerca de 15 mil condomínios em São Paulo. A campanha conta com o apoio do prefeito Gilberto Kassab, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, da Sociedade dos Amigos e Moradores e Empreendedores de Cerqueira César e da ONG Trevo.
Nesta fase inicial, a campanha “Óleo Vivo” é aplicada em 12 condomínios em São Paulo com mais de duas torres de apartamentos. A meta da campanha é expandir esse número de condomínios nos próximos seis meses, incentivando os síndicos dos prédios da cidade de São Paulo a efetivarem a coleta seletiva do óleo de cozinha.
"Além dos benefícios ambientais, a coleta seletiva do óleo de cozinha traz benefícios alentadores também para os condomínios. Os resíduos de fritura, que hoje entopem encanamentos e tubulações dos edifícios, engrossando a massa de poluentes que saturam nossos rios e represas, serão reciclados e utilizados como matéria-prima em outros setores industriais, como a produção de sabão e detergentes”, advogado do escritório Mendonça do Amaral Advocacia que formulou o preojeto.
A advogada Sylvia Mendonça do Amaral ressalta a importância dos projetos sociais na cidade. “Essa é mais uma campanha que materializa nosso desejo de fazermos a “nossa parte”, e seu sucesso, como em todas as campanhas, depende da participação do maior número possível de pessoas. Nossa idéia é agregar valor social às marcas de nossos clientes e diferenciá-los num mercado empresarial cada vez mais competitivo. Todos ganham com isso, a comunidade e a empresa que consegue efetivar essa ação social”, afirma.
A campanha “Verde Que Quero Ver-Te”, lançada em junho, também para a SindicoNet, incentiva os síndicos a plantarem pelo menos uma árvore nos condomínios da cidade de São Paulo. Em dois meses, contabilizou mais de 2.100 mudas plantadas.
“Nossa primeira ação social não foi só um sucesso sob o ponto de vista conceitual e institucional, mas também foi excelente na área comercial, pois reconquistamos velhos clientes e conquistamos novos parceiros, além de plantarmos árvores por toda a cidade”, relata Júlio Paim, presidente da SindicoNet.
Na campanha “Óleo Vivo”, a ONG Trevo doa as bombas coletoras para os edifícios que aderirem ao projeto, além de realizar um trabalho informativo aos moradores sobre as melhores maneiras de reciclar o óleo de cozinha. Para os interessados em se inscrever na campanha o site é:
www.sindiconet.com.br/cotacoes/hotsite.asp?hotsite=oleovivo

Fonte: Revista Meio Ambiente

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