"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Logística reversa de resíduos industriais - oportunidade de retorno econômico

Sabemos que as indústrias disponibilizam materiais residuais de seus processos operacionais, estes resíduos  se constituem de sobras não utilizáveis em reciclagens internas eventualmente existentes, materiais considerados inservíveis, além de produtos secundários de fabricação.
A necessidade do gerenciamento destes resíduos, através da logística reversa é muito imporante, pois além de perfazerem monta considerável se comparado com os resíduos domiciliares, constituem-se em oportunidade de retorno econômico para a empresa geradora, pois são considerados resíduos “limpos”.
Além disso, as indústrias não podem simplesmente optar por "jogar em um lixão", estes resíduos. É necessário um descarte ambientalmente correto. Mas eu pergunto: Por que descartar em um aterro "resíduos limpos"que podem ter sua vida útil estendida, atendendo a outras utilizações?
As indústrias mantém disponibilidade de quantidades relativamente constantes  de resíduos e por apresentarem qualidade superior aos demais resíduos de pós-consumo e, dessa forma, apresentar maior valor agregado, podem ser utilizados como matéria-prima direta por outras empresas, como também na geração de energia, reciclados ou ainda reutilizados em outros processos na empresa.
Um exemplo é o alumínio, ou resíduos de metal, que na reciclagem não perdem nada de sua propriedade e podem ser tranformados em matéria-prima original novamente para ser utilizados no mesmo fim que anteriormente se propunham.
Existem casos em que há necessidade de se importar resíduos, pois atualmente existem empresas retroprocessadoras que necessitam de matéria-prima (resíduos) em grande volume e não a conseguem no Brasil.
Existe utilidade para todo tipo de resíduo gerado, aqueles que trabalham nas indústrias tem a responsabilidade e a oportunidade de encontrar uma alternativa rentável para os resíduos que geram.
Pensemos nisso!

Por: Patrícia Guarnieri

2 comentários:

  1. Boa Tarde Patrícia tudo bem?

    Sou professora e vou começar a ministrar aulas de Logística Reversa. Se tiver algum material que possa agregar nas minhas aulas eu agradeço.

    Adoro o seu blog.

    Segue meu e-mail: lilly.apm@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lilly, tudo bem?
      Aqui no blog, nas abas do menu no topo da página há vários links para baixar materiais bem interessantes e gratuitamente. Adicionalmente, enviarei materiais no seu e-mail.
      Materiais grátis: http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/materiais.html
      Livros (há alguns que pode baixar gratuitamente): http://patriciaguarnieri.blogspot.com.br/p/livros.html
      Abs

      Patricia

      Excluir

Livros - Submarino.com.br