"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 21 de agosto de 2010

Você sabe onde descartar eletrônicos, baterias de celular e eletrodomésticos?

O presidente Lula sancionou a lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos em 02/08/2010. Além de incentivar a reciclagem de lixo, ela obriga fabricantes, vendedores e distribuidores recuperarem as embalagens usadas. Entretanto, muitas empresas saíram na frente e já colocaram em prática a logística reversa.  Você sabe onde descartar eletrônicos, baterias de celular e eletrodomésticos?
Equipamentos de computação – Caso você seja um cliente da Dell, a empresa recicla os produtos indesejados da marca, de mouses a notebooks. Basta seguir o passo-a-passo no site e o parceiro de reciclagem da empresa irá retirar o material em sua casa.
Eletrônicos e eletrodomésticos – A Philips também disponibiliza um serviço exclusivo aos clientes. Os produtos descartados devem ser encaminhados ao posto credenciado mais próximo e, posteriormente, os mesmos serão levados à empresa parceira da marca, a Oxil, responsável pelo encaminhamento do material.
Celulares e baterias – As empresas fabricantes, como a Samsung, pedem para o cliente direcionar os aparelhos e as baterias à assistência técnica autorizada mais próxima. A Nokia redireciona o material para centros de reciclagem fora do país e reaproveita algumas substâncias. Já a Motorola, direciona os materiais, que são acumulados no interior de São Paulo, para serem reciclados na Europa. A Sony-Ericsson encaminha os aparelhos para processamento e algumas substâncias são utilizadas na produção de pigmento para indústrias de tintas.
As operadoras Vivo, Claro, TIM, Oi e Nextel também disponibilizam urnas coletoras de aparelhos e baterias em suas lojas. Informe-se!
As empresas já estão dando o primeiro passo. Agora, é a nossa vez.

Por: Daniela Iacobucci
 Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br