Os desafios da implantação da reciclagem e renovação da frota de veículos no país serão discutidas em um seminário promovido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) no próximo dia 12, em Brasília.
Estimativas apontam que 45% da frota brasileira de caminhões tenha mais de 20 anos de operação e que veículos com idade avançada além de contribuírem para elevar o número de acidentes e apresentarem mais defeitos mecânicos comparados aos veículos novos, também são mais poluentes, já que são sistemas mecânicos foram concebidos quando o meio ambiente não era uma preocupação mundial.
O país ainda não conta com uma política oficial para a renovação e o processamento de resíduos gerados pelo sucateamento da frota.
O seminário está inserido nas ações do Despoluir – Programa Ambiental do Transporte -, promovido pela confederação há três anos e contará com palestras sobre experiências de renovação da frota na Espanha, no México e na Argentina, além de algumas iniciativas brasileiras relevantes para o aproveitamento de sucata e outros materiais.
A CNT defende a retirada de circulação de veículos sem condições de uso e a sua destinação correta ou reaproveitamento da sucata e outros materiais.
Por: Fernanda Dalla Costa
Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/
"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)
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