"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 8 de agosto de 2010

Associação estuda projeto de reciclagem de veículos sem condições de circular

A reciclagem de veículos necessitará de empresas especializadas e uma regulamentação específica para começar a andar, segundo a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) que retomou a discussão de um projeto sobre o assunto para automóveis que saíram de linha ou estão impróprios para circulação, segundo reportagem da Agência Brasil.
O projeto existe há cinco anos e foi retomado após decisão do Congresso Nacional de reiniciar debate de projeto de lei sobre inspeção técnica veicular.
O presidente da entidade, José Edison Parro, disse à agência que em um primeiro momento seria necessário trazer para o país empresas interessadas no processo de desmontagem e reciclagem dos componentes do veículo.
"O que queremos fazer é colocar uma ordem nesse assunto e promover essa reciclagem, principalmente em termos ambientais", afirmou Parro à Agência. "O nosso grande objetivo é fazer a reciclagem de veículos e não simplesmente destruir o veículo. Nós acreditamos que há uma série de materiais que podem ser reaproveitados".
Além de reduzir o volume de ferro-velho sem fim útil no Brasil, a medida também reduziria a importação de sucata de alumínio. Em entrevista recente à Revista Sustentabilidade, representante da Associação Brasileira de Alumínio (Abal), Henio De Nicola, afirmou que o Brasil precisa importar sucata de alumínio porque os carros são utilizados muito além do necessário por falta de uma indústria de reciclagem e por causa da baixa renda da população brasileira.
Em países mais desenvolvidos, a vida útil de um automóvel é menor que cinco anos.

Por: Dayane
Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/

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