"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 8 de agosto de 2010

Casas são construídas na Espanha como laboratório de construção verde

O Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis de Tenerife, Espanha, construiu 25 casas de veraneio autossuficientes na ilha, que serão usadas para testar tecnologias sustentáveis, informou a CNN.
As casas foram projetadas para usar os recursos disponíveis em suas localizações e utilizam orientação solar, painéis solares, pequenas fontes de geração de energia hidrelétrica e eólica para controlar a temperatura e fornecer toda energia que necessitam.
Além disso, servirão para que se descubra quais tecnologias mais se adaptam à região e quais precisam de melhorias.
Cada uma das habitações apresenta um projeto exclusivo, proposto por um arquitetos de diversos lugares do mundo e além de abrigar turistas, funcionarão como laboratórios, com sensores que indicarão sua temperatura, umidade e movimentação do ar para determinar quais técnicas são mais eficientes.
O projeto surgiu após o presidente regional, Ricardo Melchior Navarro declarar que medidas eram necessárias para a proteção dos recursos escassos da ilha.
"Com a grande quantidade de turistas vindo à ilha e consumindo muita água e energia, produzir eletricidade poderia ser um problema. Sabe-se que 50% de toda a energia da ilha é utilizada em casas, então, é um grande avanço criar residências que sejam auto-suficientes", afirmou Miren Iriarte, responsável pelo projeto.

Por: Fernanda Dalla Costa
Fonte: http://www.revistasustentabilidade.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário