"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 1 de agosto de 2010

Moda Verde - Roupas feitas com residuos pós-consumo

Em um "mundo ideal", visto sob o ponto de vista ambientalista, tudo o que descartamos no lixo deveria ser reaproveitado para a fabricação de novos produtos. É uma pena, mas ainda não vivemos nesse "mundo ideal", no entanto várias iniciativas têm surgido para o reaproveitamento de resíduos.Imaginem que os resíduos pós-consumo, aqueles que você descarta todos os dias no lixo, podem ser utilizados para confeccionar lindas peças do nosso vestuário.
Resíduos como: tubos de creme dental, sacos de ração canina, fitas de vídeo cassete, CDs, embalagens de óleo lubrificante, garrafas pet, tampas plásticas, frascos de shampoo, sabonete líquido, condicionador e tantos outros, são utilizados por Consuello Matroni, que é artista, estilista, artesã, educadora e ambientalista na confecção de lindíssimas peças de vestuário e acessórios. E quando eu falo "lindíssimas", é a mais pura verdade, nada de extravagância, como tenho visto em outros casos, onde os profissionais utilizam o lixo não com a intenção de elaborar peças que possam ser usadas no dia-dia, mas sim com a intenção de chamar a atenção para a causa ambiental.
E o mais incrível, o que mais me chamou a atenção nesta artista é que "pasmen" ela não utiliza o seu talento com fins comerciais, ou seja, ela não vende suas peças, as quais demora em torno de 1,5 mês para fabricar. Ela as usa para a divulgação da causa ambiental, organizando desfiles, eventos em empresas, palestras (que neste caso podem ser contratados), conscientizando os empresários e sociedade da importância de se agregar valor ao lixo.
Aí está um caso claro de "upcycling", conceito que há algum tempo atrás apresentei a vocês e que consiste em transformar o lixo em um produto de alto valor agregado, tal valor se torna maior do que o anterior ao uso.
Ela ainda afirma que seu sonho é abrir uma escola para ensinar a sua técnica de reaproveitamento do lixo às pessoas.  E o que falta para isso? Apoio/Patrocínio, recursos para colocar essa idéia em prática, a qual poderia auxiliar diversas pessoas a obter uma fonte de renda e, principalmente, resolver o problema do lixo, que é um dos maiores problemas que enfrentam as grandes cidades.
Quer saber mais sobre Consuello Matroni? Acesse o seu site:
Por: Patrícia Guarnieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br