"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 22 de agosto de 2010

Abordagens para o design sustentável


Dada a procura por produtos ecológicos, muitas empresas estão incorporando o design sustentável em tudo, desde carros a computadores.
Elas estão empregando três abordagens principais para criar produtos com baixa emissão:
1)  Reduzir as emissões no ciclo de vida dos produtos, através de novas especificações no design e em suas características: a Toyota começou a equipar o seu veículo elétrico híbrido, o Prius, com painéis de teto solares que dão potência ao ar-condicionado, e empresas com produtos que utilizam energia como a HP e a Dell estão desenvolvendo melhor armazenamento de energia e modos de hibernação. Mesmo as empresas com produtos que não utilizem energia estão desenvolvendo especificações para manutenção com menor impacto e descarte. Companhias de vestuário, por exemplo, estão oferecendo instruções para lavagem das roupas com água fria.
2)Associar os produtos existentes à reintegração: a Tyson está eliminado as emissões de resíduos transformando os subprodutos animais em biocombustível. Outras empresas, como a Nissan, estão ligando os produtos à restauração, nas aquisições de automóveis, ela automaticamente compra compensações de carbono.
3)Desenvolver novos produtos e conceitos de serviços: através da videoconferência, empresas como a Cisco e o Skype estão preenchendo a necessidade pela comunicação ao vivo com uma alternativa às viagens aéreas com emissões intensas. Outras empresas têm centrado os seus planos de negócios em torno de produtos destinados a reduzir emissões: um exemplo é a Liftshare.org, que utiliza uma simples plataforma de banco de dados para unir pessoas e organizações.

Por: Ryan Schuchard
Fonte: Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)

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