"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

domingo, 15 de agosto de 2010

Consumo consciente

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente apresentou os resultados da pesquisa “Estilos Sustentáveis de Vida – Resultados de uma pesquisa com jovens brasileiros”. Aplicada no Brasil pelo próprio Instituto em parceria com a Ipsos Public Affairs, a pesquisa teve por objetivo mapear a maneira como os jovens percebem, imaginam e compartilham as práticas sustentáveis e buscou ainda identificar como incorporar práticas sustentáveis ao estilo de vida deste público.
De acordo com as conclusões, “houve avanço significativo na conscientização e na adoção de atitudes em prol da preservação ambiental, quando comparados os resultados com os da pesquisa realizada em 2001, especialmente em relação a mudanças climáticas”.
 “Quando mostramos ao jovem o que ele pode fazer no seu cotidiano, apontando os benefícios econômicos e os impactos na preservação ambiental daquelas ações, a probabilidade de ele mudar de comportamento é alta”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.
 O trabalho considera que, de acordo com a pesquisa, no geral, os jovens querem receber mais informações sobre sustentabilidade e estão propensos a adotar hábitos de vida mais sustentáveis. Além disso, assegura que “não há resistência aos hábitos cotidianos propostos, mesmo quando estes são distantes das práticas atuais”.

Por: Instituto Akatu/Envolverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br