"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 5 de junho de 2010

São Paulo não dá conta do seu lixo reciclável

O jornal Folha de S.Paulo noticiou que a coleta seletiva de lixo na cidade de São Paulo foi reduzida, porque as 17 cooperativas de catadores conveniadas com a prefeitura não tem conseguido separar todo o material recebido. Sem ter onde guardá-lo, as cooperativas nem chegam a descarregar o material dos caminhões especiais. Os resíduos vão parar nos aterros.

As empresas responsáveis pela coleta (de resíduos e de lixo comum) na cidade são duas: a Loga e a EcoUrbis. Em média, elas recolhem 9 mil toneladas por dia de lixo comum e 120 toneladas de lixo reciclável. Este último é coletado em caminhões especiais e entregue às 17 cooperativas conveniadas com a prefeitura. Com o processo de separação mais lento, os caminhões esperam horas para descarregar e, às vezes, precisam retornar lotados às garagens.
De acordo com o Movimento Nacional dos Catadores de Resíduos (MNCR) e com as próprias empresas de coleta, o problema pode ser resolvido com o credenciamento de mais cooperativas. A cidade possui 94 cooperativas, mas apenas 17 são conveniadas, empregando cerca de 1.000 pessoas nas tarefas. É possível, de acordo o MNCR, conveniar todas as 94 cooperativas e elevar para 4.000 o número de cooperados trabalhando na separação dos materiais.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Serviços, afirma que as empresas estão falhando na tarefa de entregar os resíduos às cooperativas. Mas empresas e cooperativas rebatem, alegando que faltam centros de triagem e mão de obra para dar a destinação correta aos resíduos coletados.
Esse problema demonstra que ainda faltam políticas públicas para lidar com a questão do lixo e da coleta seletiva. E que é preciso haver uma mudança de atitude fundamental para se encontrar uma solução. Qual seria essa transformação? Encarar o resíduo como matéria-prima para importantes setores industriais. De certa forma, é isso o que faz o estudo Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para a Gestão de Resíduos Sólidos, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Por:  Cristina Spera (Instituto Ethos)
Fonte: http://www1.ethos.org.br/

3 comentários:

  1. ESTE TEM POR OBJETIVO PARABENIZÁ-LA PELA DEDICAÇÃO AO TEMA DE ABRANGÊNCIA NACIONAL E INTERNACIONAL E APARENTEMENTE DIFÍCIL DE RESOLVER PELOS AMPLOS ASPECTOS DO ENVOLVIMENTO LEGAL, ESTRUTURAL, LOGÍSTICO/URBANO, FINANCEIRO, POLÍTICO E OUTROS.
    NO ENTANTO AFIRMO QUE: O CÁOS QUE O LIXO DEPOSITADO EM LIXÕES E TAMBÉM NOS ATERROS CONTROLADOS TEM PROVOCADO ATRAVÉS DAS DEZENAS DE ANOS, SEM A DEVIDA DESTIAÇÃO FINAL..., FINAL DE SEPARAÇÃO COM 98% (NOVENTA E OITO POR CENTO) DO APROVEITAMENTO TOTAL DO LIXO, COLETADO PELOS CAMINHÕES DAS EMPRESAS LICITADAS E QUE É RECEPCIONADO DIRETAMENTE NAS MÁQUINAS DE SEPARAÇÃO, QUE DESTE ESTÁGIO EM DIANTE O MATERIAL RECICLADO ESTARÁ DISPONIBILIZADO,PARA QUE A INICIATIVA PRIVADA ATRAVÉS DA PPP/SPE, EM PARCERIA COM AS COOPERATIVAS, DARÃO EFETIVAMENTE A DESTINAÇÃO FINAL DO PRODUTO RECICLADO.
    SEM CONTAMINAÇÃO DO SOLO E DO MEIO AMBIENTE.

    ESTA TECNOLOGIA, JÁ EXISTE E INTERROMPE O CÍCLO DO LIXO, EM CONTATO DIRETO COM O SOLO.

    PARA TANTO, SOLICITO SE POSSÍVEL UMA APROXIMAÇÃO COM O REPRESENTANTE DAS COOPERATIVAS ENVOLVIDAS, QUE MESMO RECEBENDO O PRODUTO JÁ RECICLADO O ESTÃO REJEITANDO.

    SAUDAÇÕES AMBIENTAIS.
    RONALDO A. ABREU
    TEL.: 21 78799956 - ID.: 12*38830
    E-MAIL: oestadorjcom@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Ronaldo,
    Obrigada pelo comentário!
    Eu não tenho contato com os responsáveis pelas cooperativas de catadores de SP, sei que o secretário da Cooperativa "Cooperação" da Vila Leopoldina, chama-se Neilton Polido. Seria interessante contactar a Secretaria do Meio Ambiente de SP, para conseguir os contatos. Além disso, no site www.cempre.org.br, há dados de várias cooperativas de catadores para contato.
    Saudações ambientais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Patrícia Guarnieri,
    É com grande satisfação que recebo o acolhimento do comentário em seu blogspot, colocando-me à disposição pelo fato de melhor apresentar esta tecnologia de origem Sul Coreana e que conta com representação aqui no Rio de Janeiro RJ.
    Saudações ambientais.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br