"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



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sábado, 19 de junho de 2010

Passaporte para a Sustentabilidade

Atualmente, muito se tem falado sobre o Tripé da Sustentabilidade. Este termo tem como origem as dimensões econômica, social e ambiental levadas em conta no "Triple Bottom Line". De fato, as empresas têm responsabilidades, entretanto a economia não pode ser levada em consideração, pois já está intrínseca nas atividades empresariais, ou seja, se a empresa não tiver desenvolvimento econômico, se a empresa não der lucro, ela fecha as suas portas!
Portanto, as empresas têm uma responsabilidade prioritária e esta responsabilidade é a de conduzir os seus negócios de maneira correta, honesta, íntegra e justa, ou seja, de maneira ética. E, se a Ética for exercida em sua plenitude, as empresas se tornarão socialmente responsáveis e ecologicamente corretas naturalmente e assim, estarão trilhando o caminho da tão falada, perseguida e necessária Sustentabilidade.
Podemos afirmar com tranqüilidade que não existe e jamais existirá Responsabilidade Social sem Ética nos negócios; não existe e jamais existirá Responsabilidade Ambiental sem Ética nos negócios; e muito menos conquistaremos o Desenvolvimento Sustentável sem Ética nos negócios. Ao contrário, teremos apenas a utilização (no passado) do Marketing da Responsabilidade Social e (nos dias atuais) do Marketing da Sustentabilidade.
Ora, do que adianta uma organização se auto-intitular Empresa-Cidadã, se seu discurso corporativo for diferente das suas reais práticas empresariais? Este, inclusive é o principal problema encontrado no mundo dos negócios contemporâneo. Ainda há um gigantesco abismo entre aquilo que muitas empresas pensam e pregam com o seu modo de agir e realizar. A grande preocupação é a Reputação Empresarial (aquilo que as pessoas pensam que a empresa é) e, por muitas vezes, o Caráter Corporativo (aquilo que a empresa é de fato) é deixado de lado.
Porém, é preciso reconhecer que, ainda que se trate de uma prática empresarial apoiada nos manuais do marketing, isso de alguma forma tem beneficiado a sociedade, preservado o meio ambiente e a Sustentabilidade, que vem sendo perseguida. Além do mais, é visível o crescimento do número de empresários e executivos que abandonam esta cultura suicida e adentram, verdadeiramente, no universo seguro e lucrativo da Ética.
Aliás, sempre dizemos que as empresas não têm vida própria, somos nós que damos vida a elas e, se o conjunto das ações de cada um dos executivos e funcionários for ética, a empresa, naturalmente, será Ética!
Por todas essas razões, é que acreditamos que "a Ética nos Negócios é a base a Atuação Responsável e o Passaporte para a Sustentabilidade". E para concluir, compartilhamos com você uma das melhores definições da Ética e que, inclusive, nos faz refletir e repensar sobre nossas próprias ações, seja como pessoa ou como profissional, descrita no dicionário elaborado pelo Profº Francisco da Silveira Bueno:
"Ética é a parte da filosofia que estuda os deveres do homem para com Deus e a sociedade"

Por: Douglas Flinto
Para ler mais acesse: http://br.hsmglobal.com/notas/57682-passaporte-sustentabilidade

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