"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PRÊMIO CEMPRE 2010

O Prêmio CEMPRE 2010  ainda está com as inscrições  abertas. A iniciativa vai premiar projetos que ampliam e melhoram o processo de coleta seletiva de resíduos sólidos recicláveis em todo o Brasil.
O  CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem – abriu  em 01/03 as inscrições para o Prêmio CEMPRE 2010. Até o dia 30/08 cooperativas de catadores de lixo, fundações, instituições, universidades e mesmo pessoas físicas de todo o país com projetos de ampliação da coleta seletiva de resíduos sólidos pós-consumo poderão inscrever seus trabalhos via email - marketing@cempre.org.br, via correspondência - à rua Bento de Andrade, 126, São Paulo, SP, CEP: 04503-000 – ou pessoalmente, no mesmo endereço, até às 17h30 do dia 30/08.
Os trabalhos poderão ser inscritos em duas categorias diferentes – “Cooperativas de Catadores”, específica para entidades do gênero, e “Inovação Tecnológica”, na qual entrarão os trabalhos provenientes de outras instituições e pessoas físicas participantes. Para concorrer ao prêmio todos os trabalhos deverão estar em andamento, apresentar resultados e detalhar as informações solicitadas pelo regulamento que está publicado no site do Cempre – http://www.cempre.org.br/
Os vencedores de cada uma das categorias – 5 ganhadores para a categoria “Cooperativas de Catadores” (um de cada região do país) – e 2 vencedores para a área de “Inovação Tecnológica” - uma pessoa física e outra jurídica - receberão certificado e troféu do Cempre, e terão seus projetos divulgados para o mercado empresarial e imprensa nacional.
“O prêmio vai reconhecer trabalhos que em meio à diversidade socioeconômica e cultural brasileira conseguem organizar com sucesso a coleta seletiva voluntária e contribuir para a redução de impactos ambientais e para o crescimento da indústria da reciclagem”, diz Victor Bicca, presidente do Cempre . “A iniciativa também nos ajudará a formatar um banco de dados atual sobre projetos que reduzem impactos ambientais, partilham a responsabilidade pelo descarte correto do lixo entre governo, empresas e cidadãos, e que deverão interagir diretamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), projeto de lei que estabelece diretrizes nacionais para a reciclagem, ainda em votação", diz André Vilhena, diretor executivo do Cempre.
Uma comissão julgadora, composta por executivos de empresas mantenedoras do Cempre e especialistas em sustentabilidade avaliará os trabalhos conforme critérios específicos para cada uma das categorias de premiação. Os vencedores serão revelados em novembro deste ano, durante o seminário Recicle Cempre, organizado anualmente pela Ong durante a FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade - em São Paulo.

Fonte: http://www.cempre.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário