"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Empresas sustentáveis - Natura

A Natura assume que uma empresa ambientalmente responsável deve gerenciar suas atividades de maneira a identificar os impactos sobre o meio ambiente, para reduzir aqueles que são negativos e amplificar os positivos. Deve, portanto, agir para a manutenção e a melhoria das condições ambientais, minimizando ações próprias potencialmente agressivas ao meio ambiente e disseminando para outras empresas as práticas e os conhecimentos adquiridos na experiência da gestão ambiental.
A política de meio ambiente da Natura contempla a responsabilidade para com as gerações futuras, a educação ambiental, o gerenciamento do impacto do meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços e a minimização de entradas e saídas de materiais.
Para acompanhamento das suas metas sociais, a Natura tem, além dos procedimentos específicos das áreas, o Sistema de Gestão da Sustentabilidade. Por meio dele, faz diagnósticos e recomendações para a elaboração de planos de ação no campo da qualidade das relações. Esses planos se transformam então em metas e indicadores, que são acompanhados pelos comitês de cada área.
O sistema funciona apoiado pela Rede de Responsabilidade Corporativa, formada por colaboradores de todas as áreas da empresa. Um dos seus principais papéis é atuar como facilitadora na etapa de diagnóstico, realizado para identificar os pontos críticos do relacionamento da Natura com todos os seus públicos. Além disso, os cerca de 50 colaboradores da Rede atuam como disseminadores dos princípios da gestão responsável por toda a empresa, para que os colaboradores possam entendê-los e traduzi-los em ações no dia-a-dia.
A Natura optou, como uma de suas estratégias de negócio, por investir em nova plataforma fundamentada no uso sustentável dos recursos naturais e na valorização das tradições culturais regionais e locais.
Dessa forma, a empresa estabelece parcerias com fornecedores rurais (comunidades tradicionais e grupos de agricultores familiares) em algumas regiões do Brasil e integra uma rede de excelência capaz de promover pesquisa e tecnologia, descobrir novos ativos e buscar o aprimoramento de produtos e processos, agregando valor à biodiversidade brasileira.
A Natura estimula a organização e a capacitação dos fornecedores rurais e busca participar da construção de cadeias de valor e de preço justo das matérias-primas, visando à promoção do progresso social e econômico desses fornecedores e a adoção de processos produtivos de menor impacto ambiental. Sua atuação segue as recomendações da Organização Internacional do Trabalho, do Estatuto da Criança e do Adolescente, dos programas de certificação ambiental e da legislação vigente.
Vários são os processos e os sistemas de gestão específicos ligados à questão da biodiversidade na Natura: seleção de ativos candidatos à pesquisa, regulamentação para pesquisa desses ativos, desenvolvimento de produtos e testes, desenvolvimento de fornecedores de grande, médio e pequeno porte e identificação de comunidades fornecedoras, certificação ambiental e os processos ligados aos impactos sócio-ambientais que a atividade produtiva provoca nas comunidades fornecedoras, entre outros.
Por estas e outras razões a Natura é uma das empresas mais admiradas do Brasil e com isso, obteve diversos prêmios, dentre eles estão os relativos à sustentabilidade:
BALANÇO SOCIAL - Apimec, Aberje, Ethos, Fides, Ibase (2002 a 2005) e
GUIA EXAME DE BOA CIDADANIA - Revista Exame e Instituto Ethos (2001 a 2005)

Fonte: http://scf.natura.net/

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