"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Empresas sustentáveis - Boticário

Você já parou para pensar que todas as relações, atividades e pessoas são interdependentes e que nossas decisões e atitudes podem influenciar, de forma positiva ou negativa, a sociedade, a economia e o meio ambiente?
Perceber essas relações significa olhar o mundo sob o foco da sustentabilidade. Para as empresas, esse olhar fundamenta o crescimento pautado em valores sólidos, refletindo sua preocupação e contribuição com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente.
O Boticário sempre acreditou que a sustentabilidade é uma forma de fazer negócio. Ela permite uma visão abrangente e integrada, que equilibra a viabilidade econômico-financeira com o respeito pelo meio ambiente e a construção de relacionamentos mais justos e responsáveis com a sociedade.
O modelo de governança definido garante o sucesso deste modelo de gestão da sustentabilidade, ao envolver os diferentes níveis hierárquicos da empresa na definição de diretrizes e responsabilidades claras para cada área envolvida.
Para potencializar seus resultados, O Boticário definiu temas prioritários de Sustentabilidade com base em seus valores, políticas, compromissos e as principais tendências do mercado nacional e internacional.
Além da atuação nos processos internos, O Boticário busca influenciar toda sua Cadeia de Valor. A empresa acredita que somando esforços com sua rede de franquias, colaboradores, fornecedores, consumidores, comunidade e governo deixará uma marca positiva, criando valor e trazendo resultados positivos para a sociedade.
As práticas de sustentabilidade do Boticário se estendem aos seus fornecedores estratégicos por meio do Programa de Sustentabilidade para Fornecedores, uma iniciativa do Boticário que cresce a cada ano e tem importância singular dentro das relações de parceria entre a empresa e toda sua cadeia de suprimentos.
Por meio de uma estratégia voltada para a Sustentabilidade, os fornecedores estratégicos participam de iniciativas que direcionam seus esforços na busca do equilíbrio social, econômico e ambiental em sua organização, contribuindo para a gestão de risco das suas empresas e para imagem corporativa do Boticário.
Entre as iniciativas do Programa destaca-se a Oficina de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, onde O Boticário compartilha com seus fornecedores estratégicos o caminho trilhado para a inserção da sustentabilidade e como a cadeia de abastecimento está interligada para este propósito.
Para identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na gestão dos negócios, os fornecedores são convidados a responder os indicadores do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e anualmente são reconhecidas as empresas que apresentam as melhores práticas sociais e ambientais nos seus negócios.
Para garantir o compromisso com a sustentabilidade, os fornecedores são visitados periodicamente para avaliar as condições sociais e ambientais de seus negócios e, principalmente, orientar a administração para implementação de práticas mais consistentes relacionadas às questões de sustentabilidade.

Fonte: http://http://internet.boticario.com.br/portal/site/internetbr/

Nenhum comentário:

Postar um comentário