"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 29 de maio de 2010

Empresas sustentáveis - Grupo Pão de Açúcar

Voltando à série de posts "Empresas Sustentáveis", ressalto aqui as práticas do Grupo Pão de Açúcar, que é reconhecidamente, uma das empresas brasileiras que possuem mais iniciativas sustentáveis. Confiram:
Pioneiro em instalar estações de reciclagem em suas lojas – desde 2001 – o Grupo Pão de Açúcar só na rede Pão de Açúcar já arrecadou mais de 31 mil toneladas de resíduos de papel, plástico, alumínio e vidro, além de óleo de cozinha. São 110 estações espalhadas pelo Brasil, com uma média mensal de arrecadação de 600 toneladas, contra 4 toneladas/ mês no ano do início do projeto.
Outras bandeiras do Grupo, Extra e Comprebem, no final de 2007 também ganharam suas estações. As 76 estações de reciclagem Extra H2OH! já coletaram quase 800 toneladas e as 11 estações da rede CompreBem mais de 324 toneladas.
Neste ano de 2010, o grupo Pão de Açúcar inaugurou o primeiro supermercado ecológico da capital paulista. A loja oferece um sortimento muito maior de alimentos orgânicos, naturais e saudáveis. Só de orgânicos são 750 itens, 50% mais que um supermercado convencional.
Além de construção de lojas de supermercados com princípios de sustentabilidade, o Grupo Pão de Açúcar conseguiu aplicar os mais modernos conceitos de construção e operação verde no seu novo Centro de Distribuição, inaugurado em Brasilia nesse mês. Com práticas eficazes para racionalização no uso de água e energia elétrica, a obra foi feita com iniciativas como pintura ecológica, madeira reutilizada entre outros. Até os uniformes dos colaboradores são ecológicos, confeccionados em tecido com materia prima proveniente de garrafas PET recicladas. Batizado CD Verde, a operação do centro irá colaborar com a otimização das cargas e irá substituir três Centrais de Distribuição que abasteciam 28 lojas do Centro Oeste do País, sendo 13 da rede Pão de Açúcar.
Além disso,  desenvolveu o projeto Logística Reversa Taeq, que traz de volta às gôndolas as embalagens que foram deixadas pelos consumidores nas Estações de Reciclagem ou nos Caixas Verdes das lojas. A primeira etapa da ação, pioneira no varejo brasileiro, contempla o material cartonado onde Taeq (sua principal marca própria) já utiliza parte do insumo proveniente de aparas de papel – 50% de material de embalagens recicláveis e 50% de resíduo industrial – nas linhas de chás orgânicos, cama, mesa e banho, sabonete em barra, barrinhas de cereal orgânicas e uva-passa. Em 2010, a ação envolverá outros materiais, como plástico, aço, alumínio e vidro e outras linhas de produtos.
Outro programa que ganha cada vez mais adeptos é o de sacolas retornáveis. O grupo já vendeu mais de 1,3 milhões desde 2005. Em 2009, de janeiro a outubro, a rede CompreBem foi a campeã de vendas com 399 mil unidades comercializadas.
Para consolidar todas estas práticas sustentáveis e mostrar a importância de disseminar o consumo consciente, os  funcionários do Pão de Açúcar recebem um treinamento verde.  O objetivo do treinamento foi sensibilizar a equipe para o tema sustentabilidade, mostrando a amplitude do ambientalismo e os principais impactos socioambientais, como a questão da água, do lixo, das mudanças climáticas, da explosão das taxas demográficas, entre outros. A ação faz parte da causa 3 do Grupo Pão de Açúcar que é Multiplicar a Consciência no Consumo.
Como podemos perceber, estas iniciativas consolidadas se constituem em uma base sólida e duradoura para a empresa se tornar sustentável, não basta apenas implementar práticas superficiais para seguir a nova onda da sustentabilidade e assim ser apreciada pelos "consumidores verdes". Devemos considerar que além destes consumidores estarem atentos às empresas que poluem e desrespeitam o meio ambiente, estão atentos também às empresas que "fingem"ser sustentáveis mas na realidade não o são.
Com o real espírito da sustentabilidade a empresa  consegue, além de conquistar mais clientes, obter maior lucratividade, que é o que todos esperam.

Fonte: Os dados utilizados foram retirados do site: http://www.paodeacucarverde.com.br/?cat=3

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Sou assessora de imprensa da ECO Business: www.ecobusiness.net.br
    Verifiquei o conteúdo do BLog de vocês e ví que estão totalmente alinhados com os ideais da ECO Business.
    Gostaria de convidar a vocês do Blog e a todos os seus leitores a participar da nossa feira que ocorrerá nos dias 30 de agosto,1 e 2 de setembro.
    E para nós da ECO Business seria extremamente interessante a troca de divulgação,afinal vincular nosso nome ao de veículos engajados na mesma causa , sem dúvida é muito engrandecedor.
    Fico no aguardo.
    Abraço.

    ResponderExcluir