"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 29 de maio de 2010

Empresas Sustentáveis - Goóc Eco Sandal

A Goóc Eco Sandal se diferencia por ser a primeira fábrica de calçados que recicla seus próprios produtos. Assim, a Goóc recicla pneus para utilizar como matéria-prima e depois de usadas, recicla as sandálias femininas e masculinas para que estas também não virem lixo no meio ambiente. É uma atitude inovadora no mercado e que pode mudar muito o perfil produtivo no Brasil, mas também depende da participação e da consciência dos consumidores.
O proprietário da Goóc Eco Sandal é um refugiado vietnamita, que foi resgatado do mar e se radicou no Brasil, sua história de empreendedorismo é motivante.
Para divulgar a ação de Logística Reversa, a Goóc lançou a campanha Atitude 10 que dará um desconto de R$ 5,00 na compra de qualquer produto Goóc aos consumidores que levarem seu par de sandálias de pneus usadas até um ponto de vendas, além de dar uma Ecobag.
 A Goóc tem agora como embaixador o rei Pelé, que vestiu a camisa da empresa em defesa do meio ambiente. Pelé ajudará na divulgação das ações do Projeto 2014, em que a Goóc busca tornar o Brasil referência mundial em sandálias de pneu reciclado. Veja o vídeo da campanha:


Com a iniciativa, a marca pretende atingir a marca de 20 milhões de pares vendidos de Eco Sandals (Sandálias Ecológicas) até o final de 2014, ano em que o Brasil sediará a Copa do Mundo e assim garantir que os pneus inutilizados tornem-se produtos bonitos e úteis, deixando de agredir o meio ambiente.
Essa parceria entre Goóc e Pelé levará ainda, para todo o Brasil, a Campanha Retornável (Tenha uma Atitude 10!).  Para isso a empresa se utilizará da Logística Reversa.
Assim, a Goóc garante que seu produto também não vire lixo, mas retorne à cadeia produtiva. Todas as sandálias usadas serão recolhidas pela marca e levadas à fábrica, na Bahia para serem recicladas e tornarem-se novamente produtos úteis.
É uma campanha inovadora no setor calçadista, pois traz o conceito de Retornável ao segmento. A borracha, por suas características, pode ser reciclada inúmeras vezes, ao contrário de outros materiais utilizados na fabricação de outros tipos de sandálias. Com isso, a Goóc renova o ciclo produtivo da Eco Sandal e garante uma produção sustentável.
*** Este é um exemplo de upcycling e cradle to cradle, no qual o resíduo pós-consumo é transformado em um produto com maior valor agregado***
A marca objetiva com essas ações promover o consumo consciente entre os brasileiros e levar a Atitude 10 para o mundo. A empresa divulga que atualmente há 70% de ociosidade no setor de solado vulcanizado, com esta campanha pretende aumentar a produtividade e contratar mão-de-obra. Além disso, também informa que a indústria automobilística está mais acelerada do que nunca e gera 38 milhões de pneus por ano no Brasil. Com 1 pneu se produz 5 sandálias. Para fazer 20 milhões de sandálias, serão necessários 4 milhões de pneus reciclados.
Parar de consumir? Impossível! Mas consumir de forma inteligente e responsável não é nenhum negócio de outro mundo.

Fonte: http://loja.ecogooc.com/sistema/Home.asp?IDLoja=13761&cch=

2 comentários:

  1. Quanto que vcs gastam para conseguir esses pneus usados pra produzir os calçados... e tamnbém tenho muita curiosidade em saber... que vcs falam muito sobre usar produtos reciclados e tals, mas eu sei que isso alteraria todo o processo de produção. Entõ, como vcs fazem pra produzir calçados com esses materiais?

    ResponderExcluir
  2. Olá Keully,
    Normalmente os pneus inservíveis que são reciclados não possuem valor comercial, eles são doados. Quanto a alterar o processo de produção, não entendi sua colocação. O resíduo de pneu é considerado matéria-prima para a indústria de calçado, os pneus são descontaminados e depois picados em tiras que são usadas para confeccionar os calçados. Para obter maiores informações sobre o processo acesse o link acima.

    ResponderExcluir

Livros - Submarino.com.br