"A logística reversa é processo de planejamento, implementação e controle do fluxo dos resíduos de pós-consumo e pós-venda e seu fluxo de informação do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou realizar um descarte adequado. Desta forma, contribuindo para a consolidação do conceito de sustentabilidade no ambiente empresarial, apoiada nos conceitos de desenvolvimento ambiental, social e econômico. " (Patricia Guarnieri)



Crédito da imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

sábado, 17 de abril de 2010

Produtos de upcycling ganham espaço nas gôndolas do Walmart/EUA

Durante o mês de abril, as lojas americanas do Walmart comercializarão bolsas, sacolas e mochilas feitas a partir de resíduos de embalagens de algumas mercadorias vendidas em suas lojas, em uma ação de transformação desenvolvida pela empresa TerraCycle e denominada upcycling.
Basicamente, upcycling consiste em fabricar novos produtos a partir de resíduos reciclados. Já falei sobre o tema aqui na revista, na matéria Upcycling de lonas de outdoors gera renda em São Carlos, mostrando como a técnica está sendo praticada aqui mesmo no Brasil e em outras partes do mundo.
Um exemplo de upcycling que eu gostei muito foi a que a empresa inglesa Worn Again desenvolve, que transforma uniformes fora de uso da empresa ferroviária Eurostar e lonas de balões de ar quente da empresa aérea Virgin para produzir capas de chuva, bolsas e acessórios.
O Walmart está oferecendo a seus clientes 60 produtos fabricados pela TerraCycle e que serão vendidos junto com os produtos que contêm as embalagens originais.
A TerraCycle recebe cerca de 2 milhões de embalagens por semana, vindas de 60 mil escolas e grupos da comunidade, doa 2 centavos para organizações sem fins lucrativos nos EUA. A empresa espera doar cerca de US$ 2 milhões em 2010.

Por: Fernanda Dalla Costa

Para ler a matéria completa acesse:

http://www.revistasustentabilidade.com.br/blogs/blog-da-redacao/produtos-de-upcycling-ganham-espaco-nas-gondolas-do-walmart-eua

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Livros - Submarino.com.br